Curtas
Haddad anuncia Galípolo e Aquino Santos como novos diretores do Banco Central
Haddad anuncia Galípolo e Aquino Santos como novos diretores do Banco Central
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira, 08, os dois novos diretores para o Banco Central (BC). Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino Santos foram escolhidos para as Diretorias de Política Monetária e de Fiscalização, respectivamente.
Gabriel Galípolo é o atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Se assumir como diretor de política monetária, fará parte do Comitê de Política Monetária (Copom), participando das discussões da taxa básica de juros, a Selic. O assunto que tem sido alvo frequente de críticos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além disso, Haddad afirmou que Galípolo é o primeiro nome a considerar para a presidência do BC, atualmente ocupada por Roberto Campos Neto.
Em caso de aprovação do nome, Dario Durigan irá substituir Galípolo no ministério. “É [um cargo] muito importante. [A indicação] tem que ser de uma pessoa que trabalhe quase que por telepatia, para entender exatamente qual a direção que foi dada para a política econômica”, explicou Haddad.
Na Diretoria de Fiscalização, o ministério escolheu o servidor de carreira do banco Ailton de Aquino Santos. A escolha dos nomes tem o objetivo de promover a integração entre o Ministério da Fazenda e o Banco Central. Segundo Haddad, as indicações tiveram aval presidente Lula.
Para assumirem os cargos, os novos diretores precisam ser aprovadas pelo Senado Federal. O BC é formado pela presidência e por mais oito diretorias.
Com informações do Agência Brasil e do g1.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.