?>

Destaque

Há 70 anos…

Há 70 anos…

Crônica por RED
24/08/2024 07:00 • Atualizado em 23/08/2024 16:10
Há 70 anos…

Por LUIZ FERNANDO SANZI*

Há 70 anos…

Mas lembro como tivesse ocorrido ontem. Apesar do tempo, minha memória não falha.

Eu tinha 14 anos incompletos. Estudava no colégio Anchieta, na época localizado na Duque de Caxias, pertinho do viaduto.

Estávamos em aula, quando entrou na sala o Padre Prefeito para nós avisar que as aulas estavam suspensas e que deveríamos ir direto para nossas casas, porque havia muita confusão nas ruas… motivo: o presidente da República Getúlio Vargas tinha se suicidado.

Fomos saindo, preocupados, sem entender muito do que haveria de acontecer.

Eu saí pela Duque, em direção ao viaduto. Morava na Demétrio Ribeiro.

No viaduto, com frente para a Duque, ficava a rádio Farroupilha, do grupo acusado de ser um ferrenho crítico do presidente. Os manifestantes incendiaram o prédio.

Eu tinha que passar ao lado. Timidamente, fui passando entre a multidão enfurecida e logo que possível comecei a descer rapidamente as escadarias em direção à minha casa.

Estes momentos de medo e angústia ainda estão na minha memória e jamais serão esquecidos.

Lá se foram 70 anos.

*Luiz Fernando Sanzi é advogado, jornalista e ex delegado de polícia e ex funcionário da Susepe.

A música “Doutor Getúlio” foi composta por Chico Buarque e Edu Lobo para a peça homônima de Dias Gomes e Ferreira Gullar, lançada em 1983A canção celebra a figura de Getúlio Vargas e seu impacto na história do Brasil.

Para ler a letra da canção Dr. Getúlio e ouvir a gravação de Simone, clic no link Dr. Getúlio – Chico Buarque – LETRAS.MUS.BR.

Foto da capa:  “A morte de Vargas” foi a manchete da Ilustrada, caderno do jornal “A Noite”.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com. Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.

Toque novamente para sair.