Curtas
Governo Lula cria grupo de especialistas para combater discursos de ódio
Governo Lula cria grupo de especialistas para combater discursos de ódio
Christian Dunker, Esther Solano e Guilherme Casarões são alguns dos especialistas que integram o grupo
No mesmo dia em que o presidente Lula enviou uma carta ao fórum da Unesco em Paris sobre regulação das plataformas digitais, defendendo que a medida é necessária para assegurar o exercício da liberdade de expressão em comunhão com a integridades das democracias, o Ministério dos Direitos Humanos criou um grupo de trabalho para impedir atuação de grupos radicais e extremistas, principalmente nas redes sociais.
O grupo foi oficializado nesta quarta-feira 22, no Diário Oficial da União. Trata-se de uma atuação conjunta do Ministério dos Direitos Humanos com representantes da pasta e da sociedade civil. Constituirão o grupo especialistas em redes sociais e ataques bolsonaristas, entre eles o psicanalista Christian Dunker, a cientista social e acadêmica Esther Solano, a antropóloga Débora Diniz, o cientista político Guilherme Casarões, a antropóloga Isabela Oliveira Kalil e o epidemiologista Pedro Hallal.
A ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) comandará a equipe, que contará também membros do governo federal e 24 representantes da sociedade civil, entre eles a repórter Patrícia Campos Mello, da Folha de São Paulo, e o influenciador Felipe Neto.
O objetivo do grupo é encontrar propostas de combate às redes de ódio e extremismo, constituídas nas redes sociais, e que ameaçam a democracia. Está previsto por seis meses o assessoramento do ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, a fim de promover estudos e estratégias.
Imagem em Pixabay.
Toque novamente para sair.