Curtas
Diretor do MEC é demitido após operação da PF revelar desvios em kits de robótica em Alagoas
Diretor do MEC é demitido após operação da PF revelar desvios em kits de robótica em Alagoas
O diretor de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Alexsander Moreira, foi demitido nesta segunda-feira, 05, após operação da Polícia Federal (PF) revelar um esquema de fraude em licitação e lavagem de dinheiro na compra de kits de robóticas para escolas em Alagoas. A demissão foi feita pelo governo na quinta-feira, 01°, mas publicada somente hoje no Diário Oficial da União.
Segundo o g1, O MEC decidiu demitir Moreira por suposta omissão, não atuando para impedir os supostos desvios de recursos.
A Operação Hefesto, da PF, investiga fraudes no processo de licitação para compra de kits de robóticas entre 2019 e 2022 para 46 municípios de Alagoas. Foram desviados com o esquema R$ 8,1 milhões.
De acordo com as investigações, os envolvidos atuaram para que somente uma empresa fechasse contrato e que outras fosse impedidas de participar. Além disso, a compra dos kits foi superfaturada e usou verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e das emendas de relator do orçamento secreto.
Foto: Eugênio Barreto/Governo do Estado do Sergipe.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.