?>

Opinião

Coronéis e Generais nas manifestações golpistas

Coronéis e Generais nas manifestações golpistas

Artigo por RED
11/01/2023 05:53 • Atualizado em 16/01/2023 08:35
Coronéis e Generais nas manifestações golpistas

DE MARCELO PIMENTEL*

Hoje, foram divulgadas imagens de alguns coronéis e generais nas manifestações que vandalizaram patrimônio público.
Algumas coisas devem ser ditas. E vou dizer com clareza. E será a última postagem sobre isso.
Desde o dia em que os Comandantes das Forças expediram Nota “ao POVO
e às INSTITUIÇÕES” (!!!) em 11/11/22, legitimando as manifestações estranhamente sincronizadas (planejadas por quem?) que já estavam ocupando áreas militares defronte a quartéis, houve um incremento enorme nas aglomerações, que adquiriram caráter “permanente”/acampamento.
Generais na ativa passaram a discursar para suas tropas fazendo juízo de valor sobre a validade das manifestações políticas e declarando literalmente que “protegeria” os manifestantes “ainda que houvesse ‘ORDEM de OUTROS PODERES’ em sentido contrário” (imagino o que não deve ter sido dito intramuros! Oi).
Generais na reserva tuitaram e foram pra calçada de quartel de megafone em punho incentivar as manifestações.
Um deles, ex-comandante da Força, já famoso pelos tweets de abril de 2018 (que “legitimou” toda e qualquer manifestação de militares sobre temas políticos), citou a Nota de 11/11/22 como aval para as “aglomerações à porta de quartéis” (sic), INCENTIVANDO-AS também!
Enquanto isso, muitos coronéis q conheço e suas famílias passaram a postar nas redes sociais suas presenças nas manifestações, especialmente na do Setor Militar Urbano (SMU), bem em frente do QGEx e das sedes do BGP (Batalhão da Guarda Presidencial) e do BPEB (Batalhão de Polícia do Exército de Brasília), responsáveis, respectivamente, pela SEGURANÇA do Palácio do Planalto e do próprio SMU.
As duas unidades estão subordinadas ao Comando Militar do Planalto (CMP), que, comandando por um general de divisão de minha turma (AMAN 87), tem sido permissivo c/a permanência dos manifestantes nessa área há 60 dias, mesmo depois da baderna do dia da diplomação em meados de dezembro, das tentativas de acionamento de bombas no aeroporto recentemente, sem falar nos inúmeros incidentes ocorridos no acampamento, dentre eles a falta de higiene, entreveros c/agentes públicos civis e comprometimento da imagem do EB.
O acampamento também fica ao lado dos PNR (residências oficiais) dos generais de Exército (os do Alto Comando q residem em Brasília) e do Centro de Inteligência do Exército (CIEx), que assessora diretamente o Comandante do EB e q integra, como órgão central do Sistema de Inteligência do Exército (SIEx), o próprio Sistema Brasileiro de Inteligência SISBIN, sob direção da ABIN e supervisão do GSI – ministério militar.
Bom, e já-já encerro, se for reparar direito em quem invadiu os prédios públicos e protagonizou as ações violentas de depredação, pode se constatar que foram populares, gente aparentemente simples e que mais parecia estar ali cumprindo uma espécie de “tarefa”, não necessariamente “cívica” ou “reivindicatória”.
O q eu quero chamar a atenção, antes de deixar uma certa “desconfiança no ar” ao final, é para alguns fatos muito simples, mas, por isso mesmo, muito IMPORTANTES pra entender o que está acontecendo nesses últimos meses!
Foi a ação PROTAGONISTA de cúpulas hierárquicas das Forças Armadas, do EB em particular, em diversos papéis, que fez CIVIS se mobilizarem nos QUARTÉIS p/pedir q os QUARTÉIS rompam a Constituição – de uma forma q nem eles sabem – em nome da “liberdade” (!). Alguns FATOS/ATOS:
– Ordem do Dia anual q chama Golpe 64 e Ditadura de “movimento” e “democracia”;
– Nota de Comandante avalizando manifestação;
– Comandante não querendo passar cargo no governo Lula;
– chapa presidencial (derrotada) de oficiais do Exército;
– general derrotado exortando pessoas a se manifestarem contra resultado eleitoral;
– milhares de oficiais na máquina governamental do Estado há 4 anos;
– Alto Comando avalizando e Comandante autorizando generais na ATIVA, desde o 1° dia do governo, a exercerem cargos políticos (Porta-Voz de presidente, Min Minas e Energia, Min C Civil, Min SEGOV, Min Saúde etc.);
– ex-comandante incentivando manifestação anti-democrática nas redes sociais
– generais, coronéis e suas famílias participando das manifestações e postando nas redes sociais;
– generais e coronéis inativos e ativos, até no exterior, atuando em mídias/redes sociais com discurso GOLPISTA e ANTI-DEMOCRÁTICO;
– generais e coronéis se comportando como militantes políticos usando símbolos militares e suas designações hierárquicas (é ilegal!!!);
Cada FATO/PROCESSO desse concorre para que o CIVIL vá pra porta de quartel pedir GOLPE.
sso TUDO junto é a MOTIVAÇÃO principal para os INOCENTES ÚTEIS engrossarem as fileiras dos desvairados delirantes q marcharam do QUARTEL (o bojo do avião geográfico do Plano Piloto) para a PRAÇA dos TRÊS PODERES (a cabine de “pilotagem”), num trajeto de 4-6 Km ladeira abaixo!
Jornalismo, academia e política, com raras exceções, não têm conseguido fazer essa análise porque não conhecem suficientemente o OBJETO principal desse fenômeno: o militar e as Forças Armadas!
Sem um diagnóstico eficaz do PROBLEMA, as ações políticas e “jurídicas” não conseguem chegar ao cerne da causa! Distraem-se com sintomas ou iscas-espantalhos: o capitão é uma dessas.
Agora não estranhe se coronéis/generais “inocentemente filmados” no tumulto de ontem (e suas falas) bem como alguns “vândalos” sejam parte de “Operação” para sacrificar uns poucos – e alguns inocentes úteis – em prol da seguinte narrativa, a partir de uma ou outra punição:
“O ATUAL ALTO COMANDO DO EXÉRCITO ESTÁ SE LIVRANDO DOS ‘BOLSONARISTAS’, CORTANDO, ATÉ, NA PRÓPRIA CARNE”!
Se você achar que a parte final, apenas uma hipótese a depender dos fatos (a punição estimada), é algo “conspirativo”, não tem problema, contanto que atente aos FATOS apresentados antes e responsabilize os que devem ser responsabilizados!
Obs: é possível que ainda haja alguém dizendo que eu “não explico”!

 


*Marcelo Pimentel é oficial reformado do Exército brasileiro

O texto é uma compilação dos tweets do oficial e pode ser conferido aqui: twitter.com/marcelopjs?t=K63PewxbYdyyCHpkfVQd5Q&s=09

 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Toque novamente para sair.