?>

Destaque

Chefes de Estado prestigiam eventos de expressão regional com foco na Agricultura Familiar, Camponesa e comunitária

Chefes de Estado prestigiam eventos de expressão regional com foco na Agricultura Familiar, Camponesa e comunitária

Economia por RED
26/06/2024 11:13 • Atualizado em 26/06/2024 11:13
Chefes de Estado prestigiam eventos de expressão regional com foco na Agricultura Familiar, Camponesa e comunitária

Da Redação

No dia 18 de junho, durante a abertura da 40ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF/Mercosul) ocorrida em Assunção no Paraguai, o Presidente da República do Paraguai, Santiago Peña Palacios participou da cerimônia de abertura que contou com a presença de membros das delegações de governo e da sociedade civil dos Estados Partes do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – e dos Estados Associados – Chile e Colômbia.

A REAF criada em 2004 é um espaço de diálogo político participativo que reúne governos, organizações de agricultores familiares e instituições internacionais para promover debates, intercâmbio e aprendizado mútuo sobre políticas públicas voltadas para a Agricultura Familiar nos países do bloco. Nesta ocasião foram comemoradas as conquistas e avanços dos 20 anos de diálogo político regional da REAF.

O chefe de estado Paraguaio destacou em seu discurso o “Projeto Fome Zero nas Escolas”, que visa universalizar o acesso dos alunos paraguaios à alimentação escolar, comprando pelo menos 10% dos alimentos da Agricultura Familiar. Este programa paraguaio se alinha a outras iniciativas de compras públicas de alimentos da Agricultura Familiar na região, inspiradas nos programas brasileiros de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE), frutos dos intercâmbios de experiências promovidos pela REAF.

 

Presidente Santiago Peña prestigia a abertura da 40ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul – REAF. Foto: Ministerio de Agricultura y Ganadería – MAG.

Três dias depois, em 21 de junho, o palco foi a cidade de Bogotá, na Colômbia, local onde foi realizada a primeira Feira da Agricultura Camponesa, Familiar e Comunitária, organizada pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR) daquele país.

O evento em Bogotá reuniu mais de 700 associações e cooperativas produtivas colombianas, possibilitando que os visitantes adquirissem alimentos frescos e processados diretamente dos agricultores familiares e seus empreendimentos.

O Brasil foi o país convidado e esteve representado por 14 empreendimentos da sociobiodiversidade e agricultura familiar, que apresentaram uma diversidade de produtos processados de distintas regiões, trocando experiências com empreendimentos colombianos e realizando a prospecção de novos mercados e oportunidades de negócios.

 

A cerimônia de abertura teve a presença do Presidente da República, Gustavo Petro, que destacou em suas palavras o esforço na aproximação entre Colômbia e Brasil por ocasião da visita do Presidente Lula ao país em abril deste ano. Ele exaltou o potencial turístico da Colômbia e o protagonismo da produção agrícola do país, que no último ano alcançou um crescimento de 10,2%, algo nunca atingido em sua trajetória econômica.

Acrescentou ainda que para crescer mais é fundamental a implementação de uma reforma agrária que entregue terra fértil aos camponeses para impulsionar a produção de alimentos e facilitar processos agroindustriais no setor.

“Temos um uso irracional da terra, porque ela está mal distribuída. O país tem uns 40 milhões de hectares para uso agropecuário, porém apenas 5,5 milhões de hectares estão plantados. Deveríamos ter 15 ou 20 milhões de hectares cultivados, porque isso daria paz, riqueza e trabalho. Por isso, temos 75 anos de violência, porque o camponês ao não ter a posse da terra, se produz violência” acrescentou o presidente.

Presidente Luis Alberto Lacalle Pou participa do Lançamento do Plano Nacional da Agricultura Familiar do Uruguai. foto: Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca – MGAP

Além disso, uma semana antes, o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou destacou a Agricultura Familiar ao lançar o Plano Nacional do Uruguai no contexto da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar (2019-2028).

A presença dos 3 presidentes em eventos de destaque para a agricultura familiar, camponesa e comunitária do Mercosul deve ser comemorada, pois sinaliza que os temas que hoje são grandes desafios regionais e globais a exemplo da transição agroecológica e das mudanças climáticas ganham destaque podendo entrar com força na agenda política dos países e na região como um todo.

Foto da capa: Legenda: Presidente Petro participa da abertura da 1ª Feira de agricultura campesina, familiar y comunitaria de Colombia. Crédito da foto : Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA.

Toque novamente para sair.