?>

Curtas

Cerca de 40% da população quer mulheres e negros em metade dos ministérios de Lula

Cerca de 40% da população quer mulheres e negros em metade dos ministérios de Lula

Politica por RED
12/12/2022 09:48

Pesquisa do Instituto Update revela os números. 

Um número significativo de brasileiros é favorável à equidade de raça e gênero nos ministérios do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mostra uma pesquisa encomendada pelo programa + Representatividade, do Instituto Update.

Ao todo, 41% dos participantes dizem concordar ou concordar muito com a afirmação de que o petista deve nomear mulheres para metade das pastas disponíveis, mesmo que não sejam conhecidas ou da política; E 39% dizem concordar ou concordar muito que o presidente eleito nomeie pessoas negras para ocupar metade dos ministérios, mesmo que não sejam conhecidas ou tenham passagem pela política.

O levantamento foi conduzido pela empresa de opinião pública Netquest, que ouviu 2.526 pessoas entre 22 de novembro e 5 de dezembro.

Ainda na semana passada, Lula afirmou em entrevista coletiva que haverá mais mulheres e negros em seus próximos anúncios.  Prestes a assumir o seu terceiro mandato presidencial, Lula tem sido pressionado a conferir essa maior diversidade ao seu terceiro mandato como presidente, já que a primeira leva de ministros anunciada é composta por homens brancos. Nos 8 anos em que esteve a frente do país anteriormente, Lula nomeou 11 mulheres como ministras.

“Vai ter outros ministérios. E vocês vão ver que a gente vai colocar muita gente pra participar. Vai ter mulher, homem, negros, índios, vamos tentar montar um governo que seja a cara da sociedade brasileira, em sua total plenitude. Não se preocupem com isso”, afirmou o presidente eleito.

Já no final de semana, Margareth Menezes, mulher e negra, aceitou o convite do novo presidente para assumir o Ministério da Cultura a partir do mês que vem.

Toque novamente para sair.