?>

Notícia

Lula divulga nomes: Haddad, Múcio, Dino, Rui Costa e Mauro Vieira em ministérios

Lula divulga nomes: Haddad, Múcio, Dino, Rui Costa e Mauro Vieira em ministérios

Politica por RED
09/12/2022 11:51 • Atualizado em 10/12/2022 12:05
Lula divulga nomes: Haddad, Múcio, Dino, Rui Costa e Mauro Vieira em ministérios

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (9), os nomes de alguns dos seus ministros a jornalistas no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do gabinete de transição em Brasília.

Lula antecipou 5 nomes do 1º escalão que vão compor o seu governo a partir de janeiro, diante de especulações e pressões de setores, principalmente econõmicos.

O senador eleito Flávio Dino (PSB) irá para o Ministério de Justiça e Segurança Pública; o governador da Bahia, Rui Costa (PT), para a Casa Civil; o diplomata Mauro Vieira para o Itamaraty; o ex-ministro da Defesa José Múcio Monteiro para a Defesa; e o ex-ministro Fernando Haddad para a Fazenda.

Os nomes de José Múcio Monteiro e Fernando Haddad eram os mais especulados nas últimas semanas, por serem cotados para pastas importantes e polêmicas nos últimos anos,  a Defesa e a Fazenda.

Na Economia, a expectativa é que as negociações em torno da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sejam facilitadas com anúncio dos ministérios. Já a expectativa com o titular da Defesa é a pacificação na relação do governo petista com as Forças Armadas, após quatro anos de crise e politização no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Também é aguardado para esta sexta o anúncio oficial dos nomes dos comandantes da Forças Armadas, com general Julio Cesar de Arruda, no Exército; o almirante Marcos Sampaio Olsen, na Marinha; e o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, na Aeronáutica. Eles foram escolhidos pelo presidente eleito juntamente com Múcio a partir do critério de antiguidade, numa tentativa de desarmar a resistência e eventual insubordinação de militares.


Imagem – reprodução.

 

Toque novamente para sair.