?>

Curtas

Carla Zambelli é multada pelo TSE por divulgar informações falsas sobre sistema eleitoral

Carla Zambelli é multada pelo TSE por divulgar informações falsas sobre sistema eleitoral

Politica por RED
25/05/2023 13:16
Carla Zambelli é multada pelo TSE por divulgar informações falsas sobre sistema eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu de forma unânime nesta quinta-feira, 25, pela aplicação de uma multa à deputada Carla Zambelli (PL-SP) por divulgar informações falsas sobre o processo eleitoral. A multa é no valor de R$ 30 mil, máximo previsto na legislação.

A deputada publicou em seu canal no YouTube, antes das Eleições de 2022, que havia notificado as autoridades a respeito de um outro vídeo que as urnas eletrônicas estariam sendo manipuladas por pessoas ligadas ao PT dentro de um sindicato no ABC Paulista. O vídeo em questão já havia sido classificado como falso pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

O relator da ação, ministro Benedito Gonçalves, entendeu que houve “notória má-fé da parlamentar” mesmo após esclarecimento do tribunal. “Destaco a gravidade das infundadas acusações à lisura do processo eleitoral sem qualquer amparo no mundo dos fatos”, afirmou o ministro que propôs o valor máximo da multa. O vídeo da deputada também precisa ser imediatamente retirado da internet.

Além disso, o TSE ressaltou que o local que aparece nas filmagens, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção de Itapeva (Sinticom), é usado desde 2014 pelo Cartório Eleitoral da 53ª Zona Eleitoral de Itapeva para realizar a carga e a lacração de urnas eletrônicas por falta de espaço no cartório. Os contratos do tribunal estão disponíveis para consulta pública.

Na semana passada, a deputada foi multada em R$ 10 mil por ter compartilhado um vídeo com informações falsas envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.