?>

Curtas

Após pressão, Porto Alegre terá passe livre no dia da eleição

Após pressão, Porto Alegre terá passe livre no dia da eleição

Eleições 2022 por RED
29/09/2022 23:22 • Atualizado em 29/09/2022 23:45
Após pressão, Porto Alegre terá passe livre no dia da eleição

Notícia de que não haveria passe livre nas eleições deste ano tomou o noticiário na última quarta-feira (28) e gerou diversas manifestações, inclusive ação da Defensoria Pública. 

Na tarde desta quinta-feira (29) foi anunciado que Porto Alegre terá passe livre no domingo (2) de eleição.

O impasse  veio à tona ontem, ainda que a revogação do direito ao passe livre no dia das eleições tenha sido aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Sebastião Melo em dezembro de 2021. Mas quando a notícia ganhou mídia, começaram as manifestações populares, gerando uma petição on-line chamada Pelo livre acesso à democracia – passe livre no dia das eleições é direito fundamental e uma Ação Civil Pública da Defensoria Pública do Estado. 

Após a pressão, um dia depois,  o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Idenir Cecchim, o prefeito Sebastião Melo, e o procurador-geral Marcelo Dornelles, concederam entrevista coletiva para anunciar a solução para o impasse envolvendo a gratuidade do transporte público municipal. O passe livre será das 7h até as 19h. Para usufruir da gratuidade, basta anunciar ao motorista/cobrador que está indo votar e precisa da gratuidade. Além de toda a população que já possui gratuidade, os estudantes também estarão com seus cartões liberados.

Foto divulgação da Prefeitura de Porto Alegre.

Toque novamente para sair.