?>

Opinião

A luta continua

A luta continua

Artigo por RED
04/10/2022 09:20 • Atualizado em 04/10/2022 17:40
A luta continua

De LINCOLN PENNA*

Ontem o povo brasileiro foi às urnas como há muito tempo não ocorria. Este é o destaque das eleições mais importantes desde a retomada das liberdades democráticas. Ponto positivo que coloca algumas questões que precisam ser consideradas pelo campo democrático, agora mais do que nunca ampliado, para que não tenhamos retrocessos que venham a ser respaldados pela vontade do eleitorado.

A realização do segundo turno da eleição presidencial era de se esperar, apesar do entusiasmo natural de quem compartilhava a vitória de Lula no dia de ontem. Ela veio, mas teremos quatro semanas para fazer valer o desejo do povo que tem em Lula a esperança de contar com o amparo diante de uma crise que se aprofundou na atual gestão de quem está apostando na sua reeleição.

Eis a tarefa que deve mobilizar todos os democratas: confirmar a vitória de Lula no primeiro turno de modo a reverter inclusive derrotas pontuais sofridas em alguns estados da federação por conta da desunião das forças populares. Lição que deve merecer ampla e profunda avaliação tão logo termine o processo eleitoral, pois agora o mais urgente é a defesa da democracia. Para isto, precisamos nos unir, certos devemos estar de que a extrema direita de conteúdo fascista não pode prosperar.

Deixar de lado a frustração momentânea dos que se surpreenderam com o resultado do primeiro turno e arregaçar as mangas para que essa mobilização na eleição de Lula não se limite apenas à renovação do voto nesse segundo turno, mas permaneça continuadamente após o resultado. E importante que se acrescente que qualquer que seja o desfecho dessa nova eleição, a luta pela defesa e ampliação da democracia na perspectiva da inclusão e incorporação das massas populares desassistidas precisa estar na ordem do dia. É um dever de cidadania consciente de seu papel.

Deixemos de lado eventuais divergências com relação à campanha do primeiro turno e acreditemos na força dos valores que nos embala, dentre eles a defesa intransigente da democracia participativa e dos fundamentos civilizatórios da humanidade. Juntos rumo à vitória!

*Doutor em História Social, conferencista honorário do Real Gabinete Português de Leitura, professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Imagem em Pixabay.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

 

Toque novamente para sair.