Curtas
Ministro Ricardo Lewandowski antecipa aposentadoria do STF para 11 de abril
Ministro Ricardo Lewandowski antecipa aposentadoria do STF para 11 de abril
Em anúncio feito durante sua última sessão na Corte na quinta-feira, 30, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), comunicou a antecipação de sua aposentadoria para o dia 11 de abril.
O ministro já havia informado a presidente do STF, ministra Rosa Weber, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de sua decisão. Lewandowski foi nomeado em 2006, durante o primeiro mandato de Lula. A idade mínima limite é de 75 anos para ocupar o cargo no tribunal.
Durante entrevista, o ministro explicou a decisão. “Essa antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo”, afirmou.
O presidente Lula indicará um novo ministro que passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e votação na Câmara dos Deputados antes de assumir a cadeira no STF. Há possibilidade de indicação do advogado Cristiano Zanin, que o defendeu nos processos da Lava-Jato.
Lula também já afirmou que vai indicar um ministro homem para o lugar de Lewandowski. além de ser alguém com um perfil garantista assim como em seus mandatos anteriores.
Com informações da Agência Brasil e do Congresso em Foco.
Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.