Notícia
Joênia Wapichana chefiará Funai
Joênia Wapichana chefiará Funai
A deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) irá assumir a presidência da Fundação Nacional do Índios (Funai) a convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Ela foi a primeira indígena eleita para a Câmara dos Deputados, em 2018, mas não foi reeleita este ano. Joênia também vai ser a primeira indígena a chefiar a Funai.
No fim da tarde de ontem, 30, Lula publicou uma foto com Joênia em seu Twitter, anunciando a nova presidente do órgão indigenista.
Estive com @JoeniaWapichana, que assumirá a presidência da Funai em nosso governo. Pela primeira vez, finalmente teremos a Funai presidida por uma mulher indígena, dentro da estrutura do Ministério dos Povos Indígenas. Novos tempos para o Brasil!
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/PS1zFCkAyX
— Lula (@LulaOficial) December 30, 2022
No governo Bolsonaro, a Funai esteve ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Mas na próxima gestão, que começa dia 1º de janeiro, a fundação passará a fazer parte do Ministério dos Povos Indígenas, chefiada pela deputada federal eleita Sônia Guajajara (Psol-SP).
Leia mais: Sônia Guajajara, futura ministra dos Povos Indígenas, afirma que não vai ter mais militares na Funai
Com informações da Agência Brasil
Foto: Câmara dos Deputados
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.