Câmara aprova instalação de estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares em Porto Alegre

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi
Zumbi

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira (23) um projeto de lei que altera a lei que prevê homenagem a Zumbi dos Palmares, solicitando a instalação de uma estátua em vez de um busto do herói no largo que recebeu seu nome.

O projeto foi apresentado pelo ex-vereador Alberto Kopittke (PT) em 2015 e desarquivado este ano pela vereadora Karen Santos (PSOL). Conforme a vereadora, a estátua será erguida com recursos destinados por emendas parlamentares.

Na justificativa do projeto original, Zumbi é descrito como o maior símbolo da luta e da resistência do povo negro, inicialmente contra a escravidão e hoje contra o racismo.

“Mas não é o único herói do povo negro: Dandara (sua companheira), Luís Gama, João Cândido e tantos outros homens e outras mulheres entregaram suas vidas pela causa do povo negro e acabaram marcando o tempo do Brasil e do mundo”, afirma o texto. “Contudo, Zumbi é o grande guerreiro, que, por mais criminalizado e ignorado pela história oficial, tradicional e branca, sempre estará presente no imaginário popular e nos sonhos de quem ousa construir um novo Brasil, livre do racismo e das injustiças sociais.”

O projeto destaca ainda que uma lei previu homenagem a Zumbi em Porto Alegre, com a colocação de um busto do herói negro que nunca foi colocado no antigo Largo da Epatur, rebatizado com seu nome.

“No entanto, até a presente data, não há busto no local, nem mesmo qualquer objeto que remeta ao nome do grande líder negro”, diz o texto. “Diante do quadro de invisibilidade histórica do povo negro e tendo em vista a urgência da luta contra o racismo, o presente projeto de lei visa a colocar uma estátua, em vez de um busto, do herói Zumbi dos Palmares no Largo que já recebe seu nome.”

Publicado originalmente no Sul 21 e no Brasil de Fato

Foto: Prefeitura de Salvador

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress