Problemas de comunicação têm quatro letras: L, U, L, A…

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Por RUDOLFO LAGO*, do Correio da Manhã

Em entrevista esta semana ao jornal O Globo, o marqueteiro João Santana contou um pouco da estratégia que foi utilizada naquela que foi a segunda maior crise de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi após o escândalo do Mensalão. Santana não trabalhou diretamente no governo, mas já atuava ali porque seria o coordenador da campanha à reeleição em 2006. A crise do Mensalão completou 20 anos. Por incrível que possa parecer, a popularidade Lula hoje é menor do que foi em 2005. E ainda que também possa parecer incrível, João Santana considera que a crise de agora é mais difícil de contornar do que foi a do Mensalão. Alguns dos caminhos apontados, porém, são os mesmos: é preciso conter Lula.

Teleprompter

Em 2005, a equipe de comunicação de Lula conseguiu convencê-lo a seguir o script. Segundo João Santana, o presidente chegou a aceitar ler seu discurso em um teleprompter num ato na comunidade de Brasília Teimosa, no Recife, para evitar imprevistos.

VDM

Segundo Santana, é possível, sim, dar conselhos desse tipo a Lula. Ele é capaz de ouvir, especialmente se constata, como no Mensalão, que vive um momento de crise. O problema é que naquela época havia em seu entorno gente com coragem para avisar o “VDM”.

Governo constata que saída pode não estar nas redes

Governo aposta no rádio como ferramenta | Foto: Ricardo Stuckert / PR


Para além das opiniões de João Santana, algumas constatações estão sendo feitas pela equipe de comunicação de Lula com Sidônio Palmeira. E uma delas desfaz a ideia que havia há alguns anos de que as redes sociais são hoje o único caminho de comunicação possível. Ingenuamente, o governo foi se afastando dos meios tradicionais de comunicação, imaginando que bastava criar bons perfis nas redes e alimentá-los com conteúdos “sacados”, engraçadinhos. Concluíram que não é exatamente porque hoje trabalha melhor as redes sociais que a direita as domina. As redes sociais são propriedades privadas. Nas mãos da nova direita no mundo.

Ferramentas

E se recusam a compartilhar quais são as ferramentas que usam para impulsionar ou não os conteúdos. Por mais bem feito que seja o post, ele poderá não atingir os objetivos. Porque há uma grande possibilidade de as redes sociais não permitirem que ele chegue.

Mídia

É verdade, a mídia tradicional também é privada. Mas trabalha dentro de regras já conhecidas. E, sobretudo, tem carência de informação. Precisa de informações do governo. E é, no final, a mídia tradicional que acaba alimentando a discussão nas redes sociais.

Rádio

Nesse sentido, a comunicação do governo especialmente redescobriu o rádio. De longe, é ainda o meio de comunicação mais utilizado pela população. Está em qualquer grotão do país. Em muitos lugares onde até hoje os computadores não entraram.

Informação

Preparar boletins, oferecer entrevistas, isso passou a ser uma das principais estratégias. E não é por outra razão também que Lula tem dado muitas entrevistas para rádio. Aposta-se nesse caminho. Mas, de novo, é preciso conter a língua de Lula. Ela tem que jogar a favor.



*Rudolfo Lago é jornalista do Correio da Manhã / Brasília, foi editor do site Congresso em Foco e é diretor da Consultoria Imagem e Credibilidade

Publicado originalmente no Correio da Manhã.

Foto de capa: Santana conseguiu conter Lula na crise do Mensalão Reprodução TV

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Respostas de 4

  1. Com certeza que Lula precisa melhor se conter nas palavras de entrelinhas. Para certos momentos, deixar de lado o improviso e ser mais formal quando entregar obras ou fazer alguma nomeação. Evitaria todo esse perrengue bem utilizado por gente sem nenhum escrúpulo.

  2. Concordo com o marqueteiro Joao Santana

    Lula precisa continuar falando com o homem da caatinga, da mata, da roça e com o vaqueiro, com o aposentado e a aposentada e com os domésticos e as domésticas. O radinho portátil continua ligado pra esses no galho de uma árvore, no gibão do vaqueiro e encima do armário.
    Não podemos dar sorte ao azar, deixar escapulir o quarto mandato popular da maior liderança de esquerda de todos os tempos, por erros de comunicação.

  3. Realmente o Lula fala muito bem mas às vezes se perde, principalmente qdo fala de improviso. Penso que uma autoridade como ele deve sempre ter na mão um script ou ler no telepronter, assim, não dará motivos para a direita fascista se aproveitar.

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