Opinião
Coronel Cid, fake news e o Plano Cohen
Coronel Cid, fake news e o Plano Cohen
De CARLOS R. WINCKLER*
Gravações do coronel Cid, com forte odor de fake news produzidas em porões, tem um único propósito: desacreditar a PF e o STF.
A chusma miliciana, lumpen fascista, pode ser conduzida ao sacrifício necessário. Como desacreditar a investigação e responsabilização de militares? Houve exageros, mas nada que um registro anódino na folha funcional não resolva.
Já não andam fazendo juras de amor eterno à democracia e que salvaram o Brasil? Qualquer dia criarão a medalha de Salvadores da Pátria. Divisões inteiras serão agraciadas.Talvez 8 de janeiro se torne um dia de homenagens às Forças Armadas quando impávidamente resistiram nos quartéis cercados. Essa a questão.
Cid com a gravação perderá concessões da delação premiada. Mas no futuro, caso se realize o pior dos cenários – a anistia – o coronel ressurgirá como herói martirizado. Outros militares se reerguerão imaculados das cinzas. Ou sobreviverão, com as devidas vantagens mantidas, discretamente.
A rigor o coronel Cid repete com ares de modernidade e tragicomédia fascista o capitão Mourão, autor do Plano Cohen** de 1937, que chegou a general, participou do golpe militar de 1964 e na reserva foi presidente da Petrobras. Uma carreira de sucesso.
*Sociólogo. Graduado em Letras e Direito, com especialização em Mídia e Sociedade.
**https://brasilescola.uol.com.br/historiab/plano-cohen.htm .
Imagem em Pixabay.
Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaositered@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.
Toque novamente para sair.