?>

Curtas

Ex-secretário do GSI diz que Gonçalves Dias reteve alertas da Abin

Ex-secretário do GSI diz que Gonçalves Dias reteve alertas da Abin

Politica por RED
04/09/2023 13:22
Ex-secretário do GSI diz que Gonçalves Dias reteve alertas da Abin

O ex-secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) general Carlos José Russo Assumpção Penteado, afirmou que o ex-ministro Gonçalves Dias não repassou aos demais integrantes do gabinete os alertas de risco de invasão de prédios públicos produzidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A declaração foi dada nesta segunda-feira, 4, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito dos Atos Antidemocráticos, da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Ele afirmou que, na condição de segundo cargo mais importante, não recebeu as informações da Abin. De acordo com o general, a falta de informações completas comprometeu o esquema de segurança.

Penteado disse que começou a ser informado da situação na tarde do dia 8 e confirmou que “praticamente todos” os cargos de decisão do gabinete eram ocupados por remanescentes do governo Bolsonaro. O general ainda afirmou que só ficou sabendo pela imprensa que a Abin havia alertado o GSI dos riscos de invasão, após o dia 8 de janeiro.

Ao todo, foram 33 alertas emitidos segundo o ex-diretor da Abin Saulo Mauro da Cunha em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, em agosto. Os alertas informaram sobre protestos contra a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Foto: Eurico Eduardo/CLDF.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.