Especial
Começa a taxação dos super-ricos. Mas Congresso tem que aprovar.
Começa a taxação dos super-ricos. Mas Congresso tem que aprovar.
O presidente Lula emitiu duas medidas esta semana para tributar os super-ricos, que pouco ou nada pagam de impostos. Como diz o ditado: água mole em pedra dura tanto bate até que fura! Mas pra valer, o Congresso tem que aprovar!
A primeira é uma Medida Provisória para tributar fundos de investimento de 2,5 mil super-ricos que tem regras privilegiadas só pra eles, e não pagam tributo. A ideia é igualar esses fundos exclusivos aos demais fundos de investimento cobrando 15% a 20% sobre os rendimentos. Essa arrecadação faz muita diferença para reduzir desigualdades no país mais desigual do mundo! Deve arrecadar R$ 24 bilhões até 2026.
A segunda medida é um Projeto de Lei (PL) para tributar capital aplicado em paraísos fiscais. No PL das Offshores e Trusts, a proposta é taxar os rendimentos do capital de brasileiros aplicado no exterior com alíquotas progressivas de zero a 22,5%. A média mundial é 30 a 40%. Só o Brasil não cobrava!
É um começo para a justiça fiscal, para corrigir distorções e tributar a renda de forma mais igualitária. Mas de novo: depende do Congresso! Lá onde os super-ricos têm muitos representantes! E é preciso domar esse bicho xucro, mas que é bem manso para os privilegiados!
Junte-se à campanha: ijf.org.br/tributar.os.super.ricos
Comunicação e Mídia
Toque novamente para sair.