Tarcísio de Freitas em “tempo de murici”

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi

Por RUDOLFO LAGO*, do Correio da Manhã

A história está em “Os Sertões”, clássico de literatura brasileira. Euclides da Cunha narra como as tropas do Exército brasileiro tomaram seguidas sovas dos rebeldes de Antônio Conselheiro antes de conseguirem tomar Canudos. Em uma dessas sovas, os rebeldes de Conselheiro mataram o coronel Moreira César, comandante das tropas militares. Deveria assumir em seu lugar o coronel Pedro Nunes Tamarindo, que declinou do comando e fugiu apavorado, dizendo a seguinte frase: “Em tempo de murici, cada um cuida de si”. O ditado refere-se à fruta do muricizeiro, que continua nascendo, mesmo na pior seca. No sertão, o dito é usado para dizer que quando somente houver o murici e mais nada, é preciso se precaver e tomar cuidado.

Hora de cuidado

Na véspera do início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, talvez alguns já estejam antevendo um “tempo de murici”. O episódio do coronel Tamarindo veio à memória com a defesa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, das urnas eletrônicas.

Golpe

Tudo o que aconteceu e começará a ser julgado nesta terça-feira (25) no Supremo Tribunal Federal (STF) refere-se à contestação quanto à confiabilidade da urna eletrônica. Foi a evolução do discurso de suspeita sobre ela que levou a todos os demais acontecimentos.

Tarcísio precisa, mas não pode se resumir ao bolsonarismo

Tarcísio demarca limites ao bolsonarismo radical | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Tido como provável alternativa de candidatura à direita na ausência de Bolsonaro em 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em um evento na noite de quinta-feira (21), fez rasgados elogios ao sistema eletrônico brasileiro. “O Brasil veio se tornando referência em termos de velocidade, de apuração, de tecnologia”, disse Tarcísio. “Muitos países têm que olhar para o Brasil”. Para o cientista político Isaac Jordão, foi uma clara demarcação de limites. “Tarcísio precisa do bolsonarismo, mas não pode se resumir a ele”. Para Jordão, as declarações apontam o limite: o governador não adere à guerra entre os poderes e às críticas ao Judiciário.

Material

Naturalmente, Tarcísio vem sendo duramente criticado pelos bolsonaristas extremados. Se o sistema de votação é referência, nada do discurso que justificaria a intervenção se sustenta. “Tarcísio diz que não é forjado do mesmo material de Bolsonaro”, conclui Jordão.

No Rio

Curioso é que menos de uma semana antes Tarcísio tinha estado em Copacabana, no ato em solidariedade a Bolsonaro e a favor da anistia. A direita, então, avalia o jogo dúbio de Tarcísio. Ao mesmo tempo em que mantém conexão com a direita, se afasta da polêmica.

Jogo

A verdade é que não basta a Tarcísio, caso queira disputar a Presidência, o apoio dos bolsonaristas radicais. Precisa ampliar-se para um centro conservador mais moderado. Mas, ao mesmo tempo, não pode perder os radicais. É nesse pêndulo que ele se move.

Governo

Mesmo que venha a disputar a reeleição em São Paulo, não interessa a Tarcísio ser somente o candidato dos radicais. Mas a verdade é que isso talvez não valha para a grande maioria da turma do Centrão: quanto mais avançar o julgamento, mais será hora de cuidar de si.


*Rudolfo Lago é jornalista do Correio da Manhã / Brasília, foi editor do site Congresso em Foco e é diretor da Consultoria Imagem e Credibilidade

Publicado originalmente no Correio da Manhã.

Foto de capa: Ruínas do Arraial de Canudos, de Antônio Conselheiro | Bahia Turismo

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress