Superdroga que preocupa os EUA é apreendida no Brasil pela 1ª vez

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi
Divulgação/SESP-ES

O fentanil, substância opioide utilizada legalmente como anestésico e considerada uma superdroga pelo DEA (Departamento de Narcóticos) da polícia dos Estados Unidos, chegou ao Brasil. Foi registrada, no dia 10 de fevereiro, a primeira apreensão no país, em uma residência em Cariacica (ES), a cerca de 30 quilômetros da capital Vitória.

Foram encontradas 31 ampolas do anestésico, cujo nome técnico é “citrato de fentanila”, e também 136 kg de maconha, 2.500 pinos de cocaína cheios, 13 kg de pasta de cocaína e milhares de pinos vazios. Segundo a Polícia Civil, a residência não pertencia a um traficante, mas a um fornecedor de drogas conhecido no estado sem ligação com facções. O nome não foi revelado para não atrapalhar as investigações.

A Polícia Civil identificou que as ampolas apreendidas em Cariacica tinham como origem uma indústria farmacêutica de Minas Gerais. A investigação ainda está averiguando se houve desvio ou se a substância foi revendida ilegalmente por alguém de dentro de uma instituição de saúde.

Com potente efeito entorpecente, o consumo de fentanil potencializa outras drogas, levando a alto risco de morte de seus usuários. A presença da superdroga no Brasil trouxe ao país dois agentes do DEA para averiguar o caso com as autoridades locais. A principal preocupação seria o fato do Espírito Santo ser um estado portuário, servindo de potencial porta de entrada ou de saída de narcóticos para o exterior.


Imagem: divulgação/SESP-ES

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress