Desde que foi eleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deixa de falar que a área social, principalmente acabar com a fome, é prioridade no seu terceiro mandato no governo.
Esse é o recado que o presidente tem passado, em especial, ao Banco Central (BC). Nos últimos dias, houve um embate entre os dois lados sobre taxa de juros e independência do banco. Mas, como destaca o colunista Bruno Boghossian da Folha de S. Paulo, Lula 3 não será Lula 1.
Lula está focado na área social como marca do seu novo governo. Lá no seu primeiro mandato, como aponta o colunista, precisou ter compromisso com o controle e segurar gastos por ter a desconfiança dos investidores. O segundo mandato foi mais tranquilo pelo boom das commodities, chegando a 83% de aprovação pela população.
Mas agora é diferente. O país retrocedeu em diversas áreas e Lula não vai abrir mão de entregar resultados, como a erradicação da fome, por causa do mercado, de investidores ou do Banco Central.
De acordo com a coluna da Folha, o petista não vai repetir o primeiro governo para se mostrar amigável aos grupos influentes na economia. “Entre o mercado e as pessoas que estão com fome, não me perguntem, porque obviamente vou fazer opção por tirar o pessoal da fome”, afirmou em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar.
Com informações da Folha de S. Paulo
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.