Por LELEI TEIXEIRA*
É tempo de FIBRA – II Bienal de Arte Têxtil Contemporânea Com os olhos voltados para o Consumo Consciente, a FIBRA abriu no dia 28 de novembro e segue até 25 de janeiro de 2026.
Um evento sintonizado com o momento que vivemos, que olha para o planeta, para a preservação do meio ambiente e soma-se à arte do cotidiano. Estou falando da FIBRA –II Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, que começou em 28 de novembro de 2025 e vai até 25 de janeiro de 2026 com uma programação para além das exposições tradicionais. Nesta edição, a FIBRA traz um tema que pede urgência – “Consumo Consciente: sensibilização para transformar o comportamento coletivo”. Com essa iniciativa instigante reúne obras de 35 artistas e um coletivo nas Galerias Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea/MACRS Fotogaleria Galeria Virgílio Calegari, IEAVi, na Casa de Cultural Mario Quintana, e no Plano B Cultural, rua Joaquim Nabuco, na Cidade Baixa. A proposta é provocar, através da arte contemporânea, debates e reflexões mais do que necessárias sobre nossos hábitos de consumo e fazeres ancestrais, estimulando os hibridismos de materiais, a coexistência de linguagens e uma reflexão profunda sobre o meio ambiente.
A programação inclui, além da exposição de obras selecionadas por edital nacional, oficinas gratuitas, e o “Tecendo Conversas”, duas rodadas de diálogos com os artistas nos espaços expositivos com temas que vão da produção autoral, passando por técnicas e linguagens utilizadas desde tempos antigos, como bordados, crochê, tricô, tecelagem, impressão, pintura, fotografia, objetos, instalações e performance. O projeto foi selecionado no Edital Sedac nº 27/2024 PNAB RS – Artes Visuais. Artistas de vários estados brasileiros participam desta importante plataforma de discussão e visibilidade da arte têxtil brasileira.
O evento oferece ainda o Bazar Fibra, uma feira gratuita na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana, que reúne cerca de 30 expositores, sem taxa de inscrição e com sistema de vouchers para estimular as trocas entre os produtores. O compromisso social é de respeito pela sustentabilidade e pela diversidade de gênero.
A FIBRA terá também uma Revista Digital gratuita com o registro completo de tudo o que aconteceu no evento.
Visitas de terça a sexta-feira, das 14h às 18h. Agendamento em outros horários e contatos pelo whats 51 984484895 / @fibra_bienal. Recesso de final de ano de 20 de dezembro de 2025 a 12 de janeiro de 2026.
Como diz a gestora do projeto, Kátia Costa, “a fibra tem fibra”. E foi o que vi na noite de abertura, 27 de novembro, observando a alegria das pessoas que participam.
A primeira edição foi realizada em 2019 e reuniu mais de 140 artistas em seis espaços expositivos, o que transformou a FIBRA em um evento significativo para a área da arte têxtil no Brasil. Portanto, esta segunda edição foi muita esperada. Além de ter reunido uma diversidade de artistas e de trabalhos, instigou conversas e provocou reflexões fundamentais sobre o tempo que vivemos e as mudanças necessárias para a saúde do planeta.
*Lelei Teixeira é jornalista.
Foto de capa: Lelei Teixeira.




