Programação Cultural de 24 a 30 de Outubro

translate

unnamed (31)

Por LÉA MARIA AARÃO REIS*

*Finalmente, a mídia começa a informar e denunciar a violência na Cisjordânia ilegalmente ocupada, em especial nesse momento de truculência das forças israelenses, época da colheita das oliveiras, expulsando, junto com os colonos ilegais, os palestinos proprietários dessas terras.

*Gaza no coração: história, resistência e solidariedade na Palestina é sugestão de leitura. Obra organizada pelo historiador Rafael Domingos Oliveira e publicada em 2024, com “lembranças e origens da tragédia, da injustiça, do silêncio, covardia, hipocrisia, sangue e das lágrimas”, como escreve sobre o livro Salem Nasser, professor da Faculdade de Direito da FGV-SP, no site A Terra é Redonda.

*”A verdade”, Salem continua, “é que a questão Palestina é consequência e manifestação do exercício imperial do poder e da permanência da lógica de exploração e de diferenciação racial que marca o colonialismo”.

*Grande manifestação nas ruas de Londres de milhares de médicos e profissionais de saúde exigindo a libertação de centenas de médicos palestinos atualmente detidos sem acusação ou julgamento em prisões israelenses. Entre eles está o Dr. Hussam Abu Safia, um importante diretor de hospital de Gaza, sequestrado pelas forças de ocupação israelenses em dezembro de 2024. Os manifestantes também exigem que o governo britânico pare de armar o estado de Israel.

*O aniversário dos 80 anos do presidente Lula, dia 29, será festejado pelo Canal Brasil, de 27 a 31 deste mês, às 17h, com exibição dos clássicos Lula, o Filho do Brasil, de Fabio Barreto; ABC da Greve, de Leon Hirzman; Entreatos, de João Moreira Salles; Peões, de Eduardo Coutinho e Amigo Secreto, de Maria Augusta Ramos. Ótimo programa.

*Filme reconta a última semana de vida de Vladimir Herzog e a repercussão do seu assassinato dentro das dependências do DOI-CODI que está sendo relembrado esta semana. O documentário A Vida de Vlado — 50 anos do Caso Herzog acompanha a história de sua família e sua vida até sua morte em 25 de outubro de 1975, com depoimentos dos filhos Ivo e André Herzog, de colegas de profissão e ex-presos políticos como os jornalistas Paulo Markum, Dilea Frate, Sergio Gomes e Anthony de Cristo, além do médico Ubiratan de Paula Santos, ex-líder estudantil. O filme é narrado pelo jornalista Chico Pinheiro. Foi entregue também o título póstumo de Doutor Honoris Causa pela USP. (Canal ICL e Agência Brasil).

*Com o foco em temas políticos, históricos, sociais e culturais latino-americanos, a Editora Coragem trará quatro autores internacionais para a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. O peruano David Hidalgo, Leo Masliah e Lorena Spatakis, do Uruguai, e o argentino Ulises Gorini. Serão produzidos painéis destacando livros dos argentinos Atahualpa Yupanqui, Stella Calloni e Osvaldo Bayer. E entre os lançamentos locais da editora, a coleção Narrativas porto-alegrenses organizada por Luís Augusto Fischer, será lançada dia 2 de novembro, às 14h.

*Interessante lançamento em pré-venda. Em O harém político: o Profeta e as mulheres, a socióloga marroquina Fatima Mernissi desvenda as raízes da exclusão feminina na política islâmica. Partindo da promessa original do Islã, comunidade democrática em que homens e mulheres participariam conjuntamente das decisões, a autora mostra como essa visão foi sendo gradualmente distorcida, ao longo dos séculos, transformando-se em um sistema patriarcal que relegou as mulheres ao espaço privado. Mernissi reconstrói a Medina do século 17, abrindo para um cenário no qual as mulheres não apenas discutiam política, mas participavam de batalhas, influenciavam decisões públicas e desafiavam as normas. (Ed. Tabla).

*O aguardado filme A Queda do Céu chega ao Brasil dia 20 de novembro depois de passar por vários festivais europeus. O filme de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha tem Davi Kopenawa, o líder Yanomami, como personagem central acompanhando a comunidade de Watorikɨ ao longo do importante ritual Reahu. O longa é baseado no livro homônimo escrito pelo xamã e pelo antropólogo francês Bruce Albert e já fez grande sucesso em Cannes.

*O filme que vai abrir o Festival de Cinema Italiano, dia 29, no Ibirapuera, é Napoli — New York, de Gabriel Salvatores, longa-metragem que vem sendo comentado e admirado pelas plateias europeias. É inspirado em uma história original de Federico Fellini e Tullio Pinelli, o saudoso roteirista de muitos filmes do mestre, e seu grande amigo. Curiosidade: quando se conheceram, em um quiosque de Roma, Pinelli lembrou: “O encontro foi um raio criativo. Falamos a mesma língua desde o início.” O argumento do filme da dupla é sobre duas crianças que movidas pela esperança embarcam clandestinamente para os Estados Unidos no pós-guerra. A aguardar. Mais informações sobre o Festival Italiano, no site do evento https://festivalcinemaitaliano.com/

*A exposição de Bia Lessa no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Anos-Luz, é uma grande instalação imersiva celebrando os 120 anos da Light. A entrada é gratuita e a visitação vai até 16 de novembro. A obra utiliza luz, sombra, fios e sons para explorar o conceito de energia e tempo, e transforma o espaço do museu em uma experiência sensorial. Quem já foi diz que vale visitá-la.

*Um Workshop de três dias pretende explorar as dimensões técnicas e espirituais da arte budista tibetana. A prática combinará mindfulness, precisão e intenção sagrada durante um processo de desenho e pintura na criação de um Thangka tradicional do Buda em corpo inteiro. A orientação é do Mestre Instrutor Ngawang Loday. O objetivo é enriquecer a compreensão do simbolismo sagrado e da prática mindfulness (mente vazia) na arte budista tibetana. Neste fim de semana de dias 25 e 26, na Tibet House Brasil, Rua Guarará, Jardim Paulista, em São Paulo.

*Leitura para esse momento, a do livro Independências na América Latina, do historiador e professor Valdir Santos, do Instituto Federal de São Paulo, no qual indagações mais do que oportunas são colocadas para o leitor, como “o quanto a América Latina nos é estranha, a nós, brasileiros?” Ou “Por estarmos inseridos no continente, não deveríamos ter mais familiaridade com a história latino-americana?” (Coleção Temas da Ed. Contexto).

*Outra leitura pertinente sobre o nosso continente, nesse momento em que ele volta a ser ameaçado militarmente pela cobiça sempre presente do imperialismo norte-americano, que vem a ser divulgada: Transculturação e identidade-relação no imaginário literário das Américas, do professor da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, Dieumettre Jean, centrado no Haiti. (Ed. Alameda).

*Links enviados pela Associação dos Amigos e Amigas da Escola Nacional Florestan Fernandes dos três episódios do filme Descalço sobre a terra vermelha sobre a trajetória religiosa e política de Pedro Casaldáliga. Para cada link será pedido uma senha. No primeiro episódio, DSATV_EP01; no segundo, DSATV_EP02 e no terceiro, DSATV_EP03. Para promover a exibição do filme em espaços coletivos, o contato é Zecão (zecaterraaraguaia@gmail.com) e Luis Paiva (cinemanakombi@hotmail.com).

*A Psicanálise ensina: existem personalidades desagregadoras que desagregam o ambiente pela sua própria natureza doente. Pessoas que não colaboram, não se solidarizam, são agressivas, hostis e priorizam seus próprios interesses acima dos outros demonstrando pouca ou nenhuma consideração pelos sentimentos e necessidades alheias. Atualmente, a famiglia mais em evidência, no Brasil, é uma delas. Causa conflitos, hostilidade e egocentrismo na política há 37 anos, desde que nela entrou para fazer negócios.


*Léa Maria Aarão Reis é jornalista.

Ilustração de capa: Marcos Diniz

Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático