* A organização Médicos Sem Fronteiras registrou o 12º profissional da MSF morto na Faixa de Gaza desde outubro de 2023, o higienista Abdullah Hammad, assassinado pelo exército israelense no último dia 03 de julho, no sul do território. “As forças israelenses atacaram deliberadamente um grupo de pessoas que aguardavam por caminhões de ajuda, incluindo Abdullah, sem qualquer advertência prévia”, afirma o MSF. Hammad era responsável pela desinfecção e manutenção de ambiente hospitalar livre de microrganismos, e trabalhou na clínica do MSF, em Al Mawasi, sul de Gaza, durante mais de um ano. Cerca de 16 pessoas foram mortas no mesmo episódio, segundo equipes médicas que se encontravam presentes.
* Ilan Pappé, 71 anos, nascido em Haifa e renomado especialista em História Contemporânea, autor do famoso livro Dez Mitos sobre Israel, estará presente este ano na Feira do Livro de Paraty, a FLIP, por ocasião do lançamento no Brasil do seu mais recente trabalho – o volume A Maior Prisão do Mundo, da Editora Elefante. A mesa na qual é o protagonista tem o título de Breve História do Longo Conflito e será coordenada pela historiadora e professora Arlene Clemesha.
* O atual livro de Pappé desmistifica a narrativa de que o genocídio em Gaza seria uma resposta aos ataques do Hamas, em outubro de 2023. Ele ressalta a “inominável campanha militar em que assistimos o estágio mais recente de um projeto colonial de limpeza étnica traçado na primeira metade do século XX, colocado em prática em 1948, aprimorado em 1963, executado de novo em 1967 e, desde então, progressivamente intensificado até resultar nas atuais cenas de extermínio”. A pré-venda do livro A Maior Prisão do Mundo vai até o dia 20/07.
* Para relembrar: nascido na Galileia, dia 8 de julho de 1972, o escritor, jornalista e militante da resistência palestina Ghassan Kanafani morreu assassinado pelo Mossad, o serviço secreto de Israel. Expulso da sua terra durante a Nakba, Kanafani viveu com a família na Síria, no Kuwait, no Líbano, e é reconhecido como pioneiro da literatura de resistência palestina e uma das estrelas mais brilhantes desse grupo de autores. Os temas de seus livros são a diáspora, a vida dos refugiados e a luta tenaz contra a ocupação israelense. Homens ao Sol – uma obra-prima –, O que lhes restou, Umm Saad e Retorno a Haifa são seus livros mais conhecidos, editados no Brasil pela Tabla.
* Kanafani tinha 36 anos quando foi assassinado, vítima de uma bomba plantada no seu carro. Escrito no obituário dos jornais libaneses publicado na época: “Kanafani foi um guerrilheiro que nunca disparou um tiro, que tinha a caneta esferográfica como arma e as páginas dos jornais como arenas”.
* Do cientista político Luis Felipe Miguel: “Nos últimos dias, a questão tributária tornou-se foco do debate político tanto aqui como nos Estados Unidos. Lá, Donald Trump conseguiu aprovar sua ‘lei grande e bela’. Não se sabe se o nome infantil do projeto é um reflexo autêntico da psique do presidente alaranjado ou uma esperta jogada de marketing voltada para agradar seu público igualmente afeito a apelos pueris.”
* Estreando dia 11 nos cinemas de Nova Iorque, Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa. Um dos produtores é o ator Brad Pitt. O filme foi selecionado para o festival de cinema da cidade, parte do circuito de eventos que ajudam a impulsionar filmes para a temporada de premiações seguintes, como o Oscar, quando ele poderá concorrer como Melhor Filme Estrangeiro. Estreia na Netflix no próximo dia 14.
* Da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Gleisi Hoffmann, esta semana: “Donald Trump está muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro. O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi no tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais.”
* Lançamento literário interessante: Você deu em pagamento o meu país é a designação do volume do poeta sírio-palestino Ghayath Almadhoun, 45 anos, nascido em Damasco. O pai foi deslocado pela Nakba, sua mãe é síria, e ele foi separado da família em Gaza. Ghayath faz as contas: “Em 20 anos de guerra no Vietnã, entre vietnamitas e norte-americanos, 63 jornalistas foram mortos. Na Segunda Guerra Mundial, com 60 milhões de mortos, incluindo as duas bombas atômicas contra o Japão, foram 67 os jornalistas mortos. Se você juntar os 63 mortos da guerra do Vietnã e os 67 da Segunda Guerra, são 130. Israel matou 250 jornalistas em apenas um ano e meio.” (Ed. Ars et Vita)
* O programa é refletir: “A carta (NR: do presidente estadunidense) começa falando de Bolsonaro, da Justiça, do Supremo, e depois muda para tarifa. Em mais de 60 anos de diplomacia, nunca vi nada parecido.” (Embaixador Celso Amorim / Assessoria Especial da Presidência da República)
* Olhos Negros – Quatro Contos de Tchekhov é o espetáculo atual do Teatro Cândido Mendes, em Ipanema, RJ. Vale ser visto. Os contos do mestre russo dramatizados: Uma Obra de Arte, A Corista, A Morte de um Funcionário e Um Homem Extraordinário. Serão encenados dias 12, 19 e 26 deste mês. Os temas neles tratados: traição, subserviência, obsessão e a condição da mulher.
* Difícil é Dormir é outro lançamento literário recente, do professor de Literatura Brasileira na UFRRJ, Dau Bastos, com dez contos sobre dramáticos imprevistos que rondam a vida de todos nós, e com a pandemia se somando à irracionalidade política e agravando dramas e tragédias. O professor Dau Bastos mantém a oficina Contos do Fundão e seu trabalho mais recente era o livro Morte Certa. (Kotter Editorial)
* Do deputado Lindbergh Farias, no Congresso, em Brasília, dia 03/07: “Lutar contra a desigualdade é dividir o país. Harmonia é não atacar os privilégios das elites.”
* E o embaixador Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, sobre a carta estapafúrdia do desatinado presidente estadunidense, esta semana: “Começa falando de Bolsonaro, da Justiça, do Supremo, e depois muda para tarifa. Em mais de 60 anos de diplomacia, nunca vi nada parecido.”
* Dois programas, duas poetas: Travessia, da atriz e poeta Nora Prado, estreia no próximo dia 19, no Estúdio Stravaganza, em Porto Alegre. Aos sábados e domingos, até 17 de agosto. O outro, Contação de Histórias, é um encontro com a pedagoga, assistente social e também poeta Adelina Maria, em São Paulo, no Instituto Guetto, dia 27/07, a partir das 10h. Para conversar sobre seu primeiro livro de poemas, Todos Nós Poetas, Somos da Paz, lançado este ano.
* Do ministro Fernando Haddad: “Ou bem uma pessoa é candidata a presidente, ou é candidata a vassalo.”
* Estão abertas até o dia 15/07 as inscrições de filmes longas e curtas-metragens para a 35ª Mostra Olhar do Ceará, de 20 a 26 de setembro. Serão realizados também cursos e debates sobre cinematografia. Mais informações no site: cineceara.com.
* E no Espírito Santo, de 19 a 24/07, vai rolar o 32º Festival de Cinema de Vitória. Este ano festejando 50 anos de carreira de Ney Matogrosso.
* No Rio de Janeiro: oficina gratuita Desenhando o Rio, realizada de 28/07 a 15/08, na Biblioteca Parque de Manguinhos, zona norte da cidade. O objetivo é democratizar o acesso ao audiovisual e oferecer formação prática para jovens e adultos interessados em criar curtas-metragens animados e inspirados nas paisagens, personagens e lendas do Rio. Um dos organizadores da oficina é a Biblioteca Parque de Manguinhos e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
* Cinco mil exemplares do volume Três Roteiros, do diretor Kleber Mendonça Filho, com textos de O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau (esse, com Juliano Dornelles), já foram vendidos. O prefácio é de Ismael Xavier, professor de cinema e emérito pesquisador dessa área. (Editora Cia das Letras)
* O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, durante a reunião da Cúpula dos BRICS, semana passada: “A ilha vive tempos muito difíceis e sob pressão máxima desde 2019, quando o primeiro governo de Donald Trump limitou as remessas a Cuba e restringiu o acesso do país ao sistema financeiro internacional.” (…) “Todos pensaram que Biden voltaria aos tempos de Obama; mas foi o contrário”, criticou Díaz-Canel.
* Excelente programa: o Museu de História Júlio de Castilhos, o Museu Universitário de Arqueologia e Etnologia da UFRGS, o Atelier Livre e o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul estão apresentando a exposição Povos Indígenas do Rio Grande do Sul – Passado e Presente até o dia 31. É fascinante a menção, com mapas, à formação das populações dos pampas, as pampeanas, e seus contatos com os colonizadores. Das 8h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. (Memorial do Ministério Público do RGS, Praça Marechal Deodoro)
* A reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será no Recife, de 13 a 19 de julho, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, no campus Dois Irmãos. O tema desta 77ª edição da SBPC é Progresso é ciência em todos os territórios. Detalhes no site da SBPC.
* O documentário Brizola, Anotações para uma História, de Silvio Tendler, foi selecionado para a Mostra Paralela da 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, em São Luís do Maranhão, de 30 de julho a 06 de agosto. O filme resgata momentos especiais da trajetória política de Leonel Brizola, com um mergulho afetuoso e histórico na sua luta por democracia, educação e soberania nacional.
* Na abertura do Festival Cinema Paradiso, no Louvre, em Paris, exibição especial do filme brasileiro O Agente Secreto, com Wagner Moura. Na ocasião, ele recebeu a Palma de Ouro de Melhor Ator de Juliette Binoche, que presidiu o júri do Festival de Cannes desse ano e ao qual Moura não pôde comparecer. O diretor Kleber Mendonça Filho anunciou que o filme começará a ser mostrado no Brasil a partir de setembro, em sessões especiais. A estreia oficial no circuito dos cinemas tem data marcada: 06 de novembro.
* O programa é refletir: “Chegou a hora de todos os brasileiros fazerem uma escolha clara: ou se está ao lado de Lula e da soberania nacional, ou se está ao lado de Trump e da submissão colonial. Não há terceira via. A história julgará cada cidadão e cidadã.” (Jornalista Leonardo Attuch).
*Léa Maria Aarão Reis é jornalista.
lustração de capa: Marcos Diniz
Respostas de 2
Obrigado pela tão completa programação e notícias.
Ajudem a segurar as bombas!!!