Programação Cultural de 04 a 11 de Outubro

translate

unnamed (27)

Por LÉA MARIA AARÃO REIS*

*O programa é continuar seguindo as incansáveis grandes manifestações das ruas, mundo afora, protestando contra o massacre que o estado de Israel perpetua ao promover limpeza étnica da população palestina. Em Liverpool, em Seul, na Cidade do Cabo, e em Roma onde grupos de padres se reúnem nas praças; na França, Place de La Republique quase diariamente; na Síria, Líbano — pedem também pelos iemenitas —, em Berlim, onde um rapper reuniu cerca de cem mil espectadores, fato inédito há décadas.

*Até hoje, 02/10, a Global Sumud Flotilha confirma que pelo menos 18 embarcações perderam contato após a abordagem israelense ilegal em águas internacionais, entre elas o MiaMia e o Meteque, da Itália, o Vangleis e o Ahed Tamimi, barcos poloneses, o Inana, da Grã-Bretanha, e o alemão Catalina. Outros 20 barcos foram oficialmente capturados e levados à força para Israel. Entre os aprisionados se encontram cerca de 14 tripulantes brasileiros. E o desaparecimento do brasileiro Miguel Viveiros de Castro repercute e mobiliza a sua família e as organizações de direitos humanos em busca de respostas ao seu paradeiro.

*Onze países anunciaram a criação de uma coligação internacional de emergência para apoiar financeiramente a Autoridade Nacional Palestina em resposta à crise econômica sem precedentes que a região atravessa. Acordo firmado entre Bélgica, Dinamarca, França, Islândia, Irlanda, Japão, Noruega, Arábia Saudita, Eslovênia, Espanha, Suíça e Reino Unido visa preservar a capacidade da ANP de governar, garantir serviços básicos e manter um mínimo de segurança; se isso é possível.

*A Ryanair, uma das mais importantes companhias aéreas europeias de baixo custo anuncia que não continuará voando de Israel, em 2026. (APJPO-Europalestine).

*Grupo expressivo de artistas, acadêmicos, políticos e integrantes brasileiros de movimentos sociais pediram proteção à Flotilha Global Sumud, esta semana, antes das embarcações serem sequestradas em águas internacionais pelas forças armadas de Tel Aviv. Enviaram ao presidente Lula um apelo para auxiliar na proteção das embarcações que levam ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza. Chico Buarque, Chico César, o rapper GOG, Bela Gil, Mel Lisboa, Aline Borges, Carol Proner, Vladimir Safatle, Paulo Sérgio Pinheiro, Luis Nassif, Luiza Erundina, Eduardo Suplicy, José Dirceu, o escritor Milton Hatoum, o padre Julio Lancelotti pedem também que o governo Lula adote sanções contra Israel e caminhe na direção de ruptura das relações diplomáticas como país.

*O grande programa cinematográfico desse começo de mês é a 27ª edição do Festival do Rio que chega com ingressos gratuitos e/ou populares, e vai até o dia 15 de outubro. Atualmente, o festival se alinha entre os mais importantes com a seleção de cerca de 300 filmes de todas as partes do mundo exibidos em nove mostras. Entre os longas mais aguardados: O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, com estreia nacional nos cinemas no próximo dia 6 de novembro; Depois da Caçada, do premiado diretor Luca Guadagnino; o dinamarquês Valor Sentimental, de Joachim Trier, Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2025, e A Voz de Hind Rajab, Leão de Prata no Festival de Veneza deste ano, cotados para o Oscar. https://www.festivaldorio.com.br/

*Além das tradicionais sessões no Cine Odeon, na Cinelândia do Rio de Janeiro, e nos cinemas do grupo Estação Net, desta vez a programação está presente em salas do Cine Carioca, na Penha e no Cine Carioca Nova Brasília, no Museu do Amanhã, no Centro Cultural Justiça Federal, e no Parque Susana Naspolini, em Realengo. Os filmes também se encontram nas plataformas Instagram, Facebook, X, Threads, Linkedin, Youtube, Tik Tok, Flickt e Bluesky.

*As produções programadas para a Mostra Cinema Circulação do festival são exibidas em praças cariocas, centros culturais e unidades de cinema da prefeitura, e em diversas regiões da cidade. O objetivo, claro, é democratizar o acesso à cultura e oferecer sessões gratuitas de filmes brasileiros e internacionais.

*Cada vez mais oportuna a leitura do livro Europa Central — A História Fascinante de uma Região Decisiva, da professora e historiadora Janaina Martins Cordeiro, sobre o território limítrofe europeu que novamente se apresenta mais uma vez decisivo neste momento de grandes tensões geopolíticas. (Ed. Contexto).

*Do Presidente da Colômbia, Gustavo Petro: “O fato da minha entrada na Autoridade Palestina ter sido negada e meu visto revogado por pedir aos exércitos americano e israelense que não apoiem o genocídio, um crime contra toda a humanidade, demonstra que o governo americano não cumpre mais o direito internacional”. O Presidente Petro ecoa a voz geral: “A sede das Nações Unidas não pode permanecer em Nova York”.

*Partiu Berta Loran, 99 anos, uma das mais divertidas atrizes do gênero comédia. Berta fez a alegria geral com a Manuela D’Além-Mar, uma portuguesa afetada, e com a Escolinha do Professor RaimundoBalança Mas Não CaiPlaneta dos Homens, em Faça Humor, Não Faça Guerra e em Zorra Total. Sustentava com brilho os esquetes cômicos e fazia rir com gosto. Vai em paz, Berta.

*Mais uma dixit do governo Trump, aparentemente disparatada, porém premeditada com método, anunciando imposição de tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos no exterior dos EUA. É uma medida sem precedentes ameaçando acabar com o modelo de negócios global de Hollywood; que por sinal deixou sua época de ouro para trás há algum tempo. Um sinal que a Casa Branca deseja aumentar a incerteza econômica dos estúdios que dependem da receita de bilheteria internacional e das coproduções internacionais? Retaliação porque Hollywood seria um ninho de eleitores democratas?

*Relançamento importante. O livro de Vladimir Safatle, A Esquerda que Não Teme Dizer seu Nome, depois de treze anos de sua primeira edição, nos atualiza sobre a questão dos rumos da esquerda brasileira em meio à ascensão dos movimentos conservadores e a visível fragmentação das forças progressistas. (Ed. Planeta/ selo Crítica).

*E desponta também o lançamento do volume Os Novos Brics — Potencialidade e Perspectivas, de autoria dos professores Eduardo Gomes, cientista político, Gabriel Rached, economista e Lier Pires Ferreira, formado em Direito. O prefácio é de Paulo Nogueira Batista. (Ed. Processo).

*Já em Guerrilheiras — Ditadura, Resistência e as Mulheres que Desafiaram o Regime, a historiadora Juliana Marques do Nascimento analisa como Iara Iavelberg e Dilma Rousseff foram retratadas em biografias com a trajetória de ambas na luta armada, durante a repressão, e a resistência feminina durante a ditadura civil militar. (Ed. Alameda Editorial).

*Do Presidente Lula, na sua Caminhada pela Educação, em Brasília: “Temos consciência de que através da educação, da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia, é que vamos tornar o Brasil soberano — para que nunca mais ninguém dê palpite sobre o Brasil”.

*Do filósofo e escritor Leonardo Boff, no site A Terra é Redonda: “Combate-se o fascismo com mais democracia e com povo na rua. Deve-se enfrentar as razões dos fascistas com a razão sensata e com a coragem de reafirmar os riscos que todos nós corremos. Deve-se combater duramente quem usa da liberdade para eliminar a liberdade. Devemos nos unir porque não temos outro planeta nem uma outra Arca de Noé”.

*Viva nuestra America, nuestra casa. O filme equatoriano Eco de Luz foi escolhido o Melhor longa-metragem Ibero-americano do 35º Cine Ceará. Minha Mãe é uma Vaca recebeu o prêmio de Melhor Curta-metragem e ficaram com o troféu Mucuripe o longa Centro Ilusão e o curta Vermelho de Bolinhas.


*Léa Maria Aarão Reis é jornalista.

Ilustração de capa: Marcos Diniz

Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático