PF ouve militares das Forças Armadas e do GSI sobre atos golpistas

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) ouve nesta quarta-feira, 12, os depoimentos de cerca de 80 militares das Forças Armadas e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) sobre os atos golpistas do dia 08 de janeiro. A investigação de eventuais crimes cometidos por militares partiu de um requerimento feito pela PF e atendido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Superior Tribunal Federal (STF).

Vídeos feitos durante os atos mostram que militares do Exército dificultaram a ação da Polícia Militar do Distrito Federal. No pedido feito pela PF ao STF, os policiais ouvidos na 5ª fase da Operação Lesa Pátria “indicaram possível participação/omissão dos militares do Exército Brasileiro, responsáveis pelo Gabinete de Segurança Institucional e pela Batalhão da Guarda Presidencial”.

De acordo com o g1, entre os que vão prestar depoimentos estão o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que chefia o Comando Militar do Planalto, e o coronel Jorge Fernandes da Hora, que comandava o Batalhão da Guarda Presidencial no dia 08.

Menezes foi exonerado do cargo na terça-feira, 11, em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, o general vai ocupar o cargo de 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército. Segundo o UOL, a exoneração já era esperada.

Em fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes determinou a investigação sobre possível participação ou omissão dos militares da Polícia Militar do Distrito Federal e das Forças Armadas nos atos. Moraes também decidiu na época que cabe ao STF julgar os militares eventualmente envolvidos e que não distinção na lei entre civis e militares.


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Atualizado às 13h26 para inclusão de informações. 

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress