Da REDAÇÃO
A mais recente rodada da pesquisa AtlasIntel/Bloomberg Latam Pulse, divulgada em 31 de julho, revela reação positiva na aprovação do governo Lula após o confronto com Donald Trump e avanço consistente nos cenários eleitorais para 2026. Os dados foram coletados entre 25 e 28 de julho, com 7.334 entrevistados (margem de erro de ±1 ponto percentual).
A melhoria do cenário já havia sido detectado na pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada no dia 17/7, segundo a qual 62,2% dos brasileiros consideram as tarifas impostas pelo presidente Trump “injustificadas”, 50,3% enxergam a medida como ameaça à soberania nacional, 60,2% aprovam a condução da política externa pelo governo Lula e 47,9% acreditam na capacidade de Lula negociar a redução dos impactos junto aos EUA.
Aprovação pessoal e avaliação do governo
Pela primeira vez em nove meses, a aprovação pessoal de Lula superou a desaprovação: 50,2% aprovam, contra 49,7% que desaprovam. A avaliação de governo (“ótimo” ou “bom”) também subiu para 46,6%, enquanto os que consideram a gestão “ruim” ou “péssima” são 48,2%.

Gráfico 1: Aprovação pessoal de Lula (evolução mensal)
A avaliação do governo federal também seguiu a mesma tendência. O índice de quem considera a gestão “ótima ou boa” subiu de 43,4% no início do mês para 46,6% agora. Já a avaliação “ruim ou péssima” recuou de 49,4% para 48,2%. A percepção de governo “regular” foi de 5,1% contra 7,2% na pesquisa anterior.
Avaliação do Governo Lula
[série temporal]

Gráfico 2: Aprovação do Govearno Lula (evolução mensal)
Cenários eleitorais
Se as eleições presidenciais fossem acontecer neste próximo domingo e se os candidatos fossem os mesmos de 2022, inclusive Lula e Bolsonaro, em quem você votaria?

Intenção de voto para presidente – 1º Turno [Cenário 1]
Se esses fossem os candidatos, em quem você votaria nas próximas eleições para presidente?

Intenção de voto para presidente – 1º Turno [Cenário 2]
Se esses fossem os candidatos, em quem você votaria nas próximas eleições para presidente?

Cenários de 2º turno: disputa apertada
Intenção de voto para presidente - 2º Turno
Em um eventual segundo turno nas próximas eleições para Presidente da República em 2026, como você votaria em cada um dos seguintes cenários?

Análise geral
A escalada diplomática com os EUA fortaleceu a imagem de Lula como líder capaz de defender interesses nacionais. Sua aprovação cresceu fora da margem de erro e ele lidera todos os cenários simulados de segundo turno, embora com vantagens estreitas contra os principais nomes da direita. O desempenho mais folgado aparece contra candidatos de menor projeção nacional, como Zema, Eduardo Bolsonaro e Ratinho.
Note-se, entrentanto, que o somatório da intenções de voto dos candidatos de direita, em qualquer dos cenários de primeiro turno, praticamente se igualam ao percentual obtido por Lula, o que revela um cenário de disputa acirrada no presente momento. Fato que se confirma com os números das intenções de voto num eventual segundo turno, quando Lula teria vantagens não tão seguras contra os principais candidatos de direita e extrema-direita.
Baixe o PDF com a íntegra da pesquisa: AtlasIntel/Bloomberg Latam Pulse
Ilustração da capa: Presidente Lula – Crédito da foto: Ricardo Stuckert / PR/Divulgação.
Leia mais em: https://veja.abril.com.br/politica/aprovacao-de-lula-sobe-e-bate-52-em-janeiro-mostra-atlasintel/
Tags:
Lula, pesquisa AtlasIntel, tarifaço Trump, aprovação presidencial, eleição 2026, Tarcísio, Michelle Bolsonaro, Romeu Zema, segundo turno, diplomacia brasileira.




