Perito que “confirmou” denúncia contra padre Júlio Lancellotti apoiou golpe

translate

GESef37WgAA2AqO-1534x1536

Reginaldo Tirotti é autor do laudo audiovisual contra Lancellotti, publicado pela Revista Oeste, conhecida por ser atrelada ao ex-presidente

O perito Reginaldo Tirotti, usado pela Revista Oeste para “comprovar” a veracidade de uma denúncia de pedofilia contra o padre Júlio Lancellotti, participou dos atos golpistas em frente aos quartéis do Exército como apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PF).

Tirotti é autor de um laudo audiovisual contra Lancellotti, publicado com exclusividade pela Revista Oeste, conhecida por ser atrelada ao ex-presidente [entenda abaixo]. A denúncia foi resgatada em meio a pressão de bolsonaristas para instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, que tem como um dos principais alvos o padre.

Nas redes sociais, Tirotti alega ser jornalista, embora utilize um registro de entidade não oficial, conforme informações do jornalista Renato Souza, do Correio Braziliense. Ele também compartilha fotos e vídeos em atos em apoio a Bolsonaro, publicações favoráveis à legalização do porte de armas e contra as urnas eletrônicas.

A perícia

A perícia audiovisual contra Lancellotti foi contratada pela Revista Oeste, a fim de comprovar a veracidade de um vídeo, supostamente gravado em 26 de fevereiro de 2019, por um menor de idade, que expõe cenas sexuais atreladas ao padre.

No relatório da perícia, com 81 páginas, Tirotti e sua filha Jacqueline Tirotti utilizaram “exames prosopográficos”, que identificam características faciais e do ambiente, para sustentar que o protagonista das imagens seria Lancellotti.

Contudo, conforme alertado pelo repórter Renato Souza, todas essas características, como contorno facial, altura da calvície, inclinação do nariz, acessórios e mobílias, podem ser reproduzidas por meio de inteligência artificial (IA). Além disso, para concluir se as imagens são ou não verdadeiras é fundamental ter acesso ao hardware que gravou as cenas, ou de onde as imagens manipuladas partiram.

A Revista Fórum, por sua vez, consultou o perito Mario Gazziro, que já atuou em inúmeros casos de repercussão, que afirmou que há clara edição nas imagens espalhadas pela extrema-direita e que o teor do arquivo sugere uso de deepfake.

Em 2020, essas imagens circularam nas redes sociais, mas o próprio Ministério Público (MP) arquivou a denúncia por falta de materialidade.

Agora, a Revista Oeste afirma que a Arquidiocese de São Paulo deve receber, na próxima semana, o material contra o padre.

 

Publicado em GGN.

Foto: eprodução/Redes sociais

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático