Papa Leão XIV aponta rumo missionário para a Igreja e sinaliza inspiração em Francisco e Leão XIII

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi
Papa Leão XIV - Crédito: Vatican News

Por REDAÇÃO, com informações de The New York Times

Em sua primeira homilia, o novo pontífice americano conclama cardeais a “se fazerem pequenos” para que o Evangelho cresça, evocando a herança missionária de Francisco e a visão social de Leão XIII.

Ao celebrar sua primeira missa como Papa, na manhã desta sexta-feira (9), na Capela Sistina, Leão XIV deixou clara a tônica de seu pontificado: uma Igreja essencialmente missionária, pobre com os pobres e comprometida com os desafios sociais de seu tempo.

Em sua homilia aos cardeais, o pontífice nascido em Chicago e naturalizada peruano, Robert Francis Prevost, afirmou que a tarefa do sucessor de Pedro é “carregar a cruz” e caminhar ao lado dos últimos. “O alcance missionário é desesperadamente necessário”, declarou, ao denunciar contextos em que a fé cristã é ridicularizada, a dignidade humana desprezada e os crentes tratados como ingênuos ou ultrapassados.

O novo papa apresentou-se como herdeiro espiritual de Francisco, ao reforçar o compromisso com uma Igreja voltada às periferias e crítica às estruturas de poder. Mas também deu sinais claros de inspiração em Leão XIII, o pontífice da virada do século XIX que publicou a histórica encíclica Rerum Novarum (1891), marco do pensamento social da Igreja. Assim como Leão XIII se posicionou diante das desigualdades da industrialização, Leão XIV parece querer enfrentar as feridas da contemporaneidade — a crise da fé, o individualismo, o colapso familiar e a idolatria da tecnologia, do dinheiro e do prazer.

“Estes são os lugares onde o nosso alcance missionário é desesperadamente necessário”, afirmou, referindo-se aos cenários onde os cristãos são marginalizados ou transformados em caricaturas pela cultura dominante. Em tom firme, mas pastoral, o papa alertou também para o risco dos “cristãos nominais”, que tratam Jesus como um herói distante, mas não o seguem em vida concreta.

Ex-missionário no Peru e ex-prior da Ordem de Santo Agostinho, Leão XIV construiu sua trajetória pastoral com base na simplicidade, no diálogo intercultural e na firmeza doutrinal. Como Francisco, acredita que o testemunho de vida deve falar mais alto que as palavras. E como Leão XIII, parece crer que o Evangelho deve iluminar os grandes dilemas sociais do mundo moderno.

Ao concluir sua homilia, o papa dirigiu-se aos cardeais não como chefe, mas como companheiro: “Nosso dever não é ocupar o centro do palco, mas nos fazer pequenos para que a fé cresça”, disse, lembrando um mártir cristão que abraçou a própria morte para que sua fé se tornasse semente. “Digo isto, antes de mais nada, a mim mesmo.”

Com essa mensagem, Leão XIV parece anunciar ao mundo que seu papado será guiado não pela ostentação do cargo, mas pela urgência da missão — no espírito do Evangelho, de Francisco e da doutrina social de Leão XIII.

*Foto da capa: Papa Leão XIV – Crédito: Vatican News

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Respostas de 2

  1. Ótimo texto!
    Há esperança pela frente.
    O trabalho iniciado por Francisco, pelo que indica, terá continuidade com Leão XIV.
    Está é a boa notícia!

  2. Gostei do texto. Estou esperançosa e confiante que o novo papa irá da continuidade ao trabalho iniciado pelos papas que ele atribui identificação como tambem aos estudos e pensamentos de Santo Agostinho. Aprofunde as questões da igreja e da humanidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress