Quem não lembra da polêmica durante a campanha eleitoral, quando Lula, então candidato à presidência, usou um boné com a inscrição “CPX” e foi falsamente associado a facções criminosas?
Pois foram estes bonés com o “CPX”, que na verdade quer dizer “Complexo de Favelas”, que ajudou a arrecadar 3 mil cestas básicas para distribuir para famílias de baixa renda.
O presidente eleito participou de um comício em outubro no Complexo do Alemão vestindo o acessório, e é lá que, há 17 anos, a ONG Voz das Comunidades surgiu como um jornal comunitário, instituição que aproveitou a popularidade que ganhou o boné para arrecadar as cestas.
“A sigla sempre foi usada em vários lugares: restaurantes, bares, até projetos do governo. Quando desmentimos (a fake news espalhada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro) e mandamos um boné desse para a Xuxa, para jornalistas, percebemos que virou objeto de desejo, de orgulho”, conta o fundador da ONG, Rene Silva, 28, para a Folha.
Foi assim que surgiu a campanha que dava um boné em troca da doação. A produção ficou por conta de empresa familiar que chamou mais pessoas para a logística. Desta forma, conseguiram mais de 1.800 cestas básicas. Outras mil vieram da Ação da Cidadania, ONG de combate à fome, e o restante de doadores impulsionados por padrinhos e madrinhas que dão suporte financeiro e visibilidade à organização, como alguns famosos.
Imagem da campanha no Complexo do Alemão – Reprodução do Youtube oficial de Lula.