O temporal atípico justifica a demora e o mau atendimento virtual?

De JORGE ALBERTO BENITZ*

Com o ciclone faltou luz em casa. Até aí, tudo nos conformes. Com o vendaval pode ocorrer curto circuitos devido à queda de postes e queda de árvores nas redes de distribuição de energia elétrica. O que não ficou nos conformes foi a demora no restabelecimento. Algo nunca antes ocorrido. Corrijam-me se estou enganado. Alguém pode arguir que foi uma tempestade atípica. É um dado a ser considerado. Nada, no entanto, justifica tamanha demora.

Uma das teses que foi levantada pelos prejudicados mais conscientes, que corroboro, é que muito deste caos deve-se a visão financista dos atuais donos da Equatorial. Gente, que se sabe, gosta de fazer de tudo para aumentar seus lucros. Vide Caso das Americanas onde fizeram todo o tipo de expediente como alongar pagamento de fornecedores, maquiar a contabilidade e o que mais fosse possível fazer para aumentar seus lucros. Quem quiser saber mais leia o artigo “Americanas, a fraude titânica” de Consuelo Dieguez, na Revista Piauí.  Tem, também, um vídeo nas redes sociais onde um dos três empresários, donos das Lojas Americanas, entre os quais está Jorge Leman, “ensina” como não pagar fornecedores no prazo como uma das estratégias de fazer lucros.

No caso, o que se sabe é que uma das primeiras providências do dono da Equatorial foi demitir os funcionários mais antigos e, consequentemente, com salários mais altos, para enxugar custos. Visão de contador que não está nem aí para a manutenção da qualidade dos serviços, porque nesta leva de demissões foram para a rua os empregados mais qualificados que, com certeza, fizeram falta nesta hora de caos. Devem ter ocorrido outras ações com o mesmo propósito, que desconheço.

O que se sabe é que este tipo de acionista coloca como prioridade maior e única, lucros e dividendos. A qualidade dos serviços é algo secundário. Se o órgão regulador fazer vista grossa eles vão até o limite da legalidade, como disse Daniel Dantas, um empresário com o mesmo grau de ganância deles. Este é o legado das privatizações visto como a solução mágica pela imprensa que reflete os interesses dos rentistas e beneficiários desta fórmula neoliberal e que a sociedade, parte significativa dela,  adotou como seu discurso, mesmo que isso fosse prejudicial aos seus próprios interesses. Ah, esqueci de dizer que as tarifas destes serviços, caso da energia elétrica, no modelo privatista brasileiro é uma das maiores do mundo.

Minha experiência pessoal

Com a falta de luz entrei em contato com o atendimento da Equatorial. Foi um pesadelo. Estou no grupo daqueles que ficaram duas noites e um dia sem fornecimento de energia elétrica. Sei de amigos que ficaram mais tempo. Já tinha ficado puto da cara na noite anterior com o atendimento da NetClaro. Fiquei com a TV sem som. Fui obrigado a ir presencialmente em uma loja de NetClaro para resolver o caso porque via internet seria impossível. Estes atendimentos virtuais estão programados ou para quem é Nerd ou para enrolar a gente mesmo.

Voltando a Equatorial, tive um desentendimento com a IA, o nome dela é Clara, Assistente Virtual de Atendimento CEEE Equatorial, que atende as reclamações. Ou ela é burra ou é programada para enrolar. Estou achando que a IA (Inteligência Artificial) é pelego. Pelego, para quem não sabe é alguém que trabalha subordinado aos interesses do patrão. Ela, ao invés de ajudar o cliente está ali para atender os interesses do patrão.

Primeiro veio com uma conversa mole me dando parabéns porque eu estava com as contas em dia. Depois, assim que eu colocava a UC (Unidade do Cliente) ela pedia que eu colocasse a UC que há pouco tinha colocado. Um diálogo absurdo assim se fazia. Um não – diálogo. Se eu, que me considero alguém acostumado a trabalhar na internet, passei por esta situação, imagine as pessoas pouco afeitas a internet, que são a maioria dos brasileiros, e, no caso, dos clientes da Equatorial.

Não bastasse a falta de luz demorar o que demorou para muitos, ter que se deparar com um sistema de atendimento que não funciona. Além disso, estão cobrando a mensagem. Algo que, smj, acho ilegal. Com a palavra o Órgão Regulador…


*Engenheiro, escritor e poeta.

Imagem em Pixabay.

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