por PASTORAL POPULAR LUTERANA – PPL*
Ao Exmo. Sr. Deputado Federal
Câmara dos Deputados – Congresso Nacional
Prezado companheiro Glauber,
Acompanhamos com indignação e profunda solidariedade sua decisão de iniciar uma greve de fome no Congresso Nacional, em protesto contra a absurda tentativa de cassação do seu mandato — uma medida que, mais do que autoritária, representa o avanço perigoso de um projeto de silenciamento e perseguição política contra vozes comprometidas com os direitos do povo, a democracia e a justiça social.
A ação orquestrada por setores do centrão, da extrema-direita, do MBL e aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira, é parte de uma escalada antidemocrática que se vale da Comissão de Ética como instrumento de retaliação política. Trata-se de uma manobra sórdida e ilegítima, conduzida por aqueles que jamais aceitaram a combatividade, a coerência e a firmeza com que o senhor tem denunciado os mecanismos de corrupção institucionalizada, como o orçamento secreto, e defendido os interesses das trabalhadoras e dos trabalhadores e dos movimentos populares.
É inaceitável que, em pleno Estado Democrático de Direito, um deputado legitimamente eleito e reeleito pela população fluminense, com ampla atuação reconhecida nacionalmente, seja alvo de perseguição pelo simples fato de não se curvar ao sistema de privilégios e alianças espúrias que dominam o Congresso.
Sua greve de fome, ao lado da admirável Luiza Erundina, símbolo vivo de integridade e resistência, e do incansável Frei Sérgio Goergen, da CPT/RS, nos inspira e convoca a luta. Vocês representam a dignidade em um Parlamento contaminado por interesses mesquinhos, negociatas e a lógicado toma-lá-dá-cá.
Reafirmamos aqui, como Pastoral Popular Luterana – PPL, inspirados pelo Cristo que andou no meio dos injustiçados e nos legou a luta por justiça como bandeira primeira, nosso apoio irrestrito à sua luta.
A democracia brasileira não será plena enquanto os que denunciam as injustiças forem calados, enquanto a ética for transformada em arma de vingança e enquanto se perseguirem os que defendem os direitos humanos, a soberania popular e a vida digna.
Não aceitaremos calados a tentativa de cassar não apenas seu mandato, mas o direito do povo de ser representado por alguém que não se rende aos poderosos.
Conte com nossa solidariedade ativa. A luta continua — nas ruas, nas redes e nas trincheiras do Parlamento.
FORÇA, GLAUBER! FORÇA, ERUNDINA! A DEMOCRACIA RESISTE!
Com respeito, admiração e compromisso com a justiça,”Não havendo profecia, o povo se corrompe, mas o que guarda a lei [do amor, da misericórdia, da Compaixão], esse é feliz [justo, livre, libertador]”. Proverbios.29.18
Coordenação Nacional da Pastoral Popular Luterana – PPL
Foto de capa: Lula Marques/ Agência Brasil
Respostas de 9
Quem são os autores? Já tem alguma assinatura? Geralmente essas informações aparecem.
Obrigado pelo aviso. Ocorreu um erro na postagem, mas ele foi corrigido.
Que áudio horrível! Foi produzido por inteligência artificial? Me parece que precisa ser editado.
E quem assina o texto?
A nota é assinada pela Pastoral Popular Luterana PPL. Por um erro de postagem, essa informação não tinha sido incluída.
Força Glauber!
Você representa o sonho de um país mais justo, livre dos coronéis vampiros racistas e escravagistas que sugam o sangue do povo
Novamente absurdos q estamos vivendo juntos c o projeto fascista da ANISTIA!!!
Glauber e Samia merecem todos respeito e desejo toda a energia possível p + 1 vez enfrentarem esses nojentos MBL NOVO e PL
#Fica Glauber
O que esperar de uma câmara onde pululam reacionários, pró-golpes e cínicos abusadores do dinheiro público? E de uma Comissão de Ética que é uma piada pela maioria de figuras que a compõem?
O Governo está perseguindo seus opositores de forma sistemática, cassando por qualquer coisa, e quando um deputado de esquerda fere o código de ética da câmara, vocês fazem notinha de solidariedade?? ANISTIA AOS PRESOS POLÍTICOS DO 8 DE JANEIRO. FORA LULA, LADRÃO DOS POBRES E AGORA DOS VELHINHOS DO INSSS – FORA ALEXANDRE DE MORAES, NOSSO GRANDE DITARDOR DE TOGA. VOC~ES SÃO UMA VERGONHA PARA AS PESSOAS HONESTAS DESSE PAÍS.