Da REDAÇÃO
Bancada do PT/PCdoB critica Eduardo Leite por culpar Lula pelo tarifaço de Trump
Parlamentares acusam governador de oportunismo e cobram postura em defesa da soberania nacional
A bancada do PT/PCdoB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul divulgou nesta sexta-feira (26) uma nota pública de repúdio à declaração do governador Eduardo Leite (PSDB), feita em entrevista coletiva à imprensa na véspera. Segundo os parlamentares, Leite tenta transferir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a responsabilidade pelo tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump.
Para os deputados estaduais da bancada, a postura do governador é “oportunista e covarde”, justamente em um momento em que se espera unidade entre lideranças brasileiras diante da escalada de agressões econômicas e diplomáticas promovidas por Trump.
A nota alerta que o ataque norte-americano vai além da elevação de tarifas de importação: inclui tentativas de influenciar o processo judicial brasileiro, proteger Jair Bolsonaro, impor restrições tecnológicas e explorar recursos minerais do país. Os parlamentares classificam a fala de Leite como um “desserviço ao Brasil e ao Rio Grande do Sul”.
Confira a íntegra da nota divulgada:
Nota da Bancada PT/PCdoB
Unidade e altivez, nunca oportunismo e covardia!
A bancada do PT/PCdoB na Assembleia Legislativa manifesta indignação com a entrevista concedida pelo governador Eduardo Leite em coletiva à imprensa, ontem (25), na qual pretende culpar o presidente Lula pelo tarifaço e outras medidas de ataque à soberania brasileira impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Em um momento que se espera que o governador do Estado esteja ao lado do presidente da República para enfrentar o ataque desferido pelo presidente dos EUA, que tem uma política global agressiva contra países para defender interesses políticos de seus aliados internos e interesses econômicos dos EUA, Eduardo Leite usa de sua condição para promover seus próprios interesses políticos eleitorais.
O presidente Trump não ataca o Brasil apenas do ponto de vista econômico, com a taxação de 50% para produtos brasileiros, ele pretende interferir no nosso processo judicial, livrar Jair Bolsonaro de seus crimes contra a democracia, exigir o fim do PIX, pegar nossos minerais e rebaixar nossa soberania a um protetorado dos EUA. Assim como tenta fazer com Europa, México, Canadá, Ucrânia, China, Groenlândia, entre outros. Isso é gravíssimo e inadmissível.
Luiz Inácio Lula da Silva é presidente do Brasil, preside o BRICS, lidera o Mercosul, foi convidado do G7, e é uma liderança reconhecida internacionalmente, com a responsabilidade primeira de defender os interesses do Brasil, nossa soberania e integridade econômica, jurídica e territorial.
A lamentável manifestação do governador Leite presta um desserviço ao Brasil e ao Rio Grande do Sul, ajuda aqueles que atacam o país, rebaixa o nosso estado, e não contribui para solução dessa grave situação gerada pela agressão de Donald Trump contra o Brasil, com apoio declarado de Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, e de parlamentares bolsonaristas.
Recomendo que o governador reveja imediatamente sua posição política e se coloque ativamente junto ao esforço nacional, coordenado pelo presidente Lula, e com a participação de partidos, empresários, poderes, sociedade civil para defender o Brasil e a nossa soberania.
Diplomacia não é subordinação, é expressão de soberania. O momento é de unidade, de resistência, serenidade e responsabilidade, de coragem, governador, jamais de covardia.
Foto da capa: Divulgação
Tags:
Eduardo Leite, Lula, PT, PCdoB, Trump, tarifaço, soberania nacional, Bolsonaro, Assembleia Legislativa, BRICS, Mercosul, política externa, Estados Unidos, Rio Grande do Sul





Respostas de 4
Inacreditável! Essa subserviência parece não ter limites.
Oportunismo, na verdade! Perde uma boa oportunidade para mostrar que pode haver sim “direita da coluna direita” e não eternamente vergada a interesses outros, inconfessáveis e entreguistas.
Cadê os bons tempos da política?
Esse Eduardo Leite é covarde, oportunista e mentiroso. Só traz vergonha para o povo gaúcho que, sem dúvida, o elegeu.
Jamais votaria nesse energúmeno.
Plantão crítico necessário!!!