O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou nesta quarta-feira, 8, os ataques golpistas que completam um mês hoje. No dia 8 de janeiro, golpistas invadiram e depredaram os prédios do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional.
Em suas redes sociais, Lula publicou um vídeo com imagens dos atos golpistas, trazendo a mensagem de que um mês depois, segue-se firme na defesa da democracia e na reconstrução do país.
A democracia é o patrimônio mais precioso da população brasileira. E a justiça será firme contra quem tentar tirá-la do povo. ?Audiovisual/PR https://t.co/HvStO7J8VR
— Lula (@LulaOficial) February 8, 2023
Operações
Ontem, 7, a Polícia Federal (PF) realizou a quinta fase da Operação Lesa Pátria, que busca identificar participantes, financiadores ou fomentadores dos atos antidemocráticos. Outras investigações também estão em andamento.
A Justiça Federal já determinou bloqueio de R$18,5 milhões em bens patrimoniais das pessoas e das empresas investigadas. A Advocacia-Geral da União (AGU) elevou o valor para R$20,7 bilhões após recalcular os prejuízos causados na Câmara dos Deputados.
Desde a intervenção federal, ainda no dia 8 de janeiro, mais de mil participantes foram presos. Os acampamentos em frente aos quartéis-generais do Exército foram desfeitos.
De acordo com reportagem do UOL, as investigações estão fechando o cerco contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele foi incluído pelo ministro Alexandre de Moraes do STF no inquérito dos atos golpistas, depois de publicar – e apagar em seguida – um vídeo, questionando o resultado das eleições.
Além disso, pesa contra Bolsonaro a denúncia feita pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), a relação com ex-ministro da Justiça Anderson Torres e a minuta do golpe, e o mandado de busca e apreensão contra seu sobrinho Léo Índio.
Leia mais: Após um mês, desdobramentos de 8 de janeiro ainda estão longe do fim
Com informações da Agência Brasil e UOL
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.