Lula escolhe Miriam Belchior para comandar a Casa Civil após saída de Rui Costa

translate

Brasília (DF), 29/05/2024 - A secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, durante anúncio de novas medidas de apoio à população e à reconstrução do Rio Grande do Sul. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou a atual secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, para assumir o comando do ministério a partir de abril deste ano. A mudança ocorre em razão da decisão do ministro Rui Costa (PT) de deixar o cargo para disputar uma vaga no Senado pela Bahia nas próximas eleições.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira (29) pelo próprio Rui Costa, em entrevista à Rádio 95 FM, de Jequié (BA). Segundo ele, a escolha já foi comunicada formalmente pelo presidente tanto a ele quanto à futura sucessora.

Ao comentar a decisão, o ministro ressaltou o perfil técnico e a experiência de Miriam Belchior na administração pública federal. “O presidente já comunicou a sua escolha tanto a mim quanto à Miriam. Ela foi ministra do Planejamento, trabalha muito, é uma técnica competente e assume o ministério no início de abril”, afirmou.

Rui Costa destacou ainda que a indicação segue uma diretriz do presidente Lula de priorizar nomes que já integram a equipe de governo, como forma de assegurar continuidade às políticas públicas em execução. “A prioridade do presidente é que [as indicações] sejam de quem já está na equipe, para não haver descontinuidade nas ações de governo”, disse.

Miriam Belchior tem trajetória consolidada no serviço público e já ocupou cargos estratégicos em gestões anteriores, incluindo o Ministério do Planejamento. Atualmente, como secretária-executiva da Casa Civil, ela atua diretamente na coordenação das principais ações do Executivo federal, o que, segundo integrantes do governo, facilita a transição e garante estabilidade administrativa.

Com a mudança prevista para abril, a expectativa no Palácio do Planalto é manter o ritmo das iniciativas em andamento, enquanto Rui Costa se afasta do ministério para se dedicar à preparação de sua candidatura ao Senado.


Imagem destacada: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Sobre o autor

Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático