Lula deve vetar PL do marco temporal

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi
Manifestação dos povos do sul e extremo sul da Bahia, em Brasília, contra o marco temporal e em defesa da demarcação de suas terras tradicionais. Foto: Tiago Miotto/Cimi

Aprovado na noite de quarta-feira, 27, pelo Senado Federal, o Projeto de Lei (PL) do marco temporal deve ser vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o UOL, o presidente se comprometeu com os senadores da base aliada a não aprovar o texto. O veto pode ser total ou parcial.

Ao g1, o senador e líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), afirmou que vai pedir o veto ao presidente. “Primeiro, vamos ao veto do presidente. Em seguida, vamos ver se o Congresso derrubará ou não o veto”, explicou. Se Lula vetar o PL, o veto será analisado pelos parlamentares, podendo ser mantido ou derrubado. Se for derrubado, o governo pode levar a matéria até a Justiça.

O PL do marco temporal foi aprovado no Senado com o placar de 43 votos a 21. A Câmara dos Deputados já havia aprovado com 283 votos a 155, em maio deste ano. A votação está sendo considerada uma resposta política à declaração de inconstitucionalidade da tese do marco temporal pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada.


Foto: Tiago Miotto/Cimi.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress