Loja do RS denuncia racismo em pedido por aplicativo

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Uma pastelaria da cidade de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, denunciou um caso de racismo cometido por uma cliente ao fazer um pedido na loja, na noite da última terça-feira (14). No campo de “observações” do aplicativo, a consumidora pediu, “por gentileza”, que a loja enviasse “um motoboy branco” por não gostar de pessoas negras “encostando” em sua comida.

Daniela Rodrigues, proprietária do estabelecimento e responsável pelo atendimento, conta que a observação foi feita no pedido, e, em seguida, reforçada no chat.

Após receber a mensagem da cliente, Daniela a repreende, pede que ela não compre mais na loja e diz que o motoboy ao qual a pessoa se refere é o dono da empresa. Ela também avisa que pretende denunciá-la. Após o recebimento da mensagem, o casal decidiu registrar ocorrência na 3ª Delegacia de Polícia Regional. O caso foi documentado como injúria racial consumada.

O motoboy negro em questão é o marido de Daniela. Gabriel Fernandes da Cunha também é proprietário da loja e, segundo a mulher, faz entregas em dias de maior movimento.

Reprodução

Com a repercussão do caso na região de Campo Bom, o síndico do prédio cadastrado como endereço da cliente que fez a exigência racista também registrou ocorrência. Ele alega que o número de apartamento informado pela autora do crime no aplicativo não corresponde a nenhum dos números existentes no condomínio. Além disso, segundo o síndico, não há nenhuma “Andressa” no local.

O casal já conseguiu apoio jurídico, e aguarda, agora, o andamento das investigações para que pessoa por trás do pedido seja identificada.

Em nota publicada nas redes sociais, a empresa franqueadora (Hora do Pastel)  prestou solidariedade aos proprietários da franquia, e repudiou o comentário da cliente. “Não passará impune”, diz a nota.


Foto destacada: arquivo

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