Jornalistas são ricos personagens para o cinema

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi
WhatsApp Image 2024-10-24 at 18.53.46

O grupo de conversas virtuais Nova Coonline, formado  por jornalistas veteranos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Brasília, manteve uma produtiva conversa sobre Jornalismo e Cinema tendo como convidado especial o crítico do jornal Zero Hora, Ticiano Osório. O fato de a imprensa ser um tema fértil para o cinema, geralmente trazendo histórias reais impactantes, sustentou o debate sobre o assunto.

“O cinema é o mais persistente observador da imprensa”, escreveu certa vez o jornalista Alberto Dines. Exemplos não faltam, desde Cidadão Kane, baseado na trajetória do magnata da mídia William Randolph Hearst, a exemplos recentes, como Spotlight – Segredos Revelados, vencedor do Oscar em 2015. Por que o jornalismo é tão requisitado? “Porque, além de ser identificado como um quarto poder, tem o jornalista como personagem, com múltiplos perfis e desvios de caráter”, disse Ticiano. “Nós jornalistas somos personagens talhados para o cinema.”

Ticiano aponta o filme Todos os homens do presidente como um símbolo de como o jornalista pode ser até herói de uma nação, um caso exemplar de jornalistas íntegros, preocupados inclusive com a preservação da fonte. No outro polo cita A Montanha dos 7 Abutres, que mostra o jornalismo inescrupuloso, sensacionalista e mercantilista. Ele revelou que prefere usar a coluna no jornal e nas redes para recomendar filmes. “Diria que 80% da minha coluna são sugestões. Os outros 20% são obrigações, isto é, participo de cabines de imprensa e por uma questão de diplomacia, escrevo a respeito, mesmo não me sentindo estimulado”, disse o crítico.

Para quem quiser conferir, com comentários de várias outras obras sobre este tema, a conversa está publicada aqui:

Foto: iInternet

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com. Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress