Hospital de São Paulo faz primeiro autotransplante de pulmão em caso metastático no Brasil

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi

Um paciente de Ribeirão Preto (SP) com câncer metastático foi o primeiro caso do Brasil a passar por um autotransplante de pulmão. O procedimento aconteceu recentemente, no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo (SP).

Apesar de até o momento outras duas pessoas no país já terem passado por esse tipo de procedimento, onde o pulmão é retirado do paciente para remoção do tumor e, posteriormente, recolocado, o paciente de Ribeirão é o primeiro caso no qual havia metástases, ou seja, quando o câncer está espalhado pelo organismo.

Um fato que surpreendeu a equipe médica é que o paciente se recuperou em 12 dias, muito mais rápido que os outros dois pacientes que passaram pelo mesmo procedimento e nem estavam em metástase, levando 30 dias para recuperação total.

O cirurgião torácico do Hospital São Luiz Itaim e responsável pelo procedimento, Marcos Samano, explica que em todos os casos se tenta remover o tumor sem a retirada do pulmão, e esse tipo de cirurgia se limita aos casos onde o tumor é considerado irressecável ou o paciente é considerado inoperável. Além disso, o médico lembra que, apesar desse tipo de cirurgia não oferecer risco de rejeição, uma vez que o pulmão reimplantado é do próprio paciente, é preciso atenção por conta de sangramentos e complicações pós-operatórias, como infecções ou embolia pulmonar aguda, como qualquer cirurgia de grande porte.

O procedimento durou cerca de dez horas e Samano avalia como bem-sucedido, pois, além da rápida recuperação, não são necessárias outras cirurgias. O pulmão funciona 100%.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress