Por LUIZ CÉSAR SILVA*
O livro organizado por Thiago Ferreira Almeida e Luiz César Silva, reúne análises de diferentes autores/pesquisadores sobre os novos rumos do desenvolvimento sustentável no século XXI, em meio à fragmentação geoeconômica global.
A obra encontra-se publicada no site da Editora Expert com acesso gratuito integral:
Os autores, em meio às suas atividades de docência, pesquisa e atividade profissional, observam que a crise do paradigma neoliberal, iniciada em 2008, aprofundou-se no pós-pandemia, sobretudo com a aplicação de tarifas unilaterais pelos Estados Unidos em 2025, além dos países do Norte Global se utilizarem de medidas protecionistas no comércio, investimentos e tecnologia. Tais medidas direcionam-se principalmente para as economias emergentes, identificadas em fóruns internacionais como o BRICS+ e o G20.
Essa realidade global reacendeu o debate sobre planejamento, relações econômicas internacionais, soberania e políticas públicas. Assim, a obra tem como proposta uma leitura crítica das novas dinâmicas geopolíticas (e geoeconômicas) globais e uma nova releitura acerca do papel do Estado na reconfiguração das cadeias produtivas e na ascensão de potências emergentes, como China, Índia e Brasil. Dividido em quatro partes, contexto internacional, latino-americano e brasileiro, Ásia e África, o volume aprofunda a reflexão sobre como os países do Sul Global podem construir modelos soberanos de desenvolvimento económico sustentável.
*luiz césar silva é pós-doutorando em Economia pela Universidade do Porto; Doutor em Administração Pública pela Universidade do Minho (Portugal), Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro – Escola de Governo – FJP, Especialista em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e Economista pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP. É Professor de Administração e Gestão Pública no Instituto Politécnico de Bragança, Escola de Administração Pública, Comunicação e Turismo de Mirandela (EsACT-IPB). Lecionou no Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública da Universidade do Minho. Atualmente, é membro do Comitê Científico da revista “Public Administration Research: Canadian Centre for Science and Education”.
Foto de capa: Divulgação




