Democracia e (re)construção da Nação!

translate

hd-wallpaper-7687297_1920

De AMAURI PERUSSO*

Os primeiros atos do Governo Lula, retirando empresas públicas como PETROBRÁS, EBC, CORREIOS, NUCLEP, CONAB, SERPRO e DATAPREV da lista de privatizáveis, estão corretos e, atendem às recomendações do Relatório do Gabinete de Transição Governamental (pág.60). Há muitas recomendações mais. E, tem a política econômica.

O relatório foi um trabalho inovador, coletivo e voluntário, de centenas de homens e mulheres. Muitos, agora, no Governo. São sinalizações que materializam as imagens da cerimônia de posse. Ato bonito. Ato com alegria comemorativa.

A posse determinou que a democracia está restabelecida (punam-se os golpistas e os financiadores). Democracia é um valor inegociável. Assistimos a posse com emoção. Qual conteúdo, para a maioria do povo, a democracia terá?

A entrega da faixa presidencial, por um grupo representativo da população brasileira expressou sinal de dignidade, em novos tempos.

Colocar um intelectual negro, que combate os efeitos da escravização de humanos, brutal e violenta para obtenção de lucros, determinando um racismo estrutural na nossa sociedade, no Ministério dos Direitos Humanos, revela coragem e determinação.

Resgatar os povos primitivos nos redime.

Alinhar o País com o meio-ambiente sustentável e propor reindustrializar o Brasil é essencial.

Afirmar, no discurso de posse, que “haveremos de revogar a EC 95/2016” – que é um falso teto de gastos – é ato inicial para enfrentar a prioridade concedida constitucionalmente ao setor financeiro e aos especuladores.

Agora, será preciso acontecer mudanças. A pauta deve ser radicalizada. Ir na raiz dos problemas e superá-los.

Assim, acabar com a fome, para sempre. Entregar água tratada para todos os lares brasileiros, recolher e tratar o esgoto, para sempre. Garantir moradia descente para todos. Extinguir o favelamento. Resgatar a educação e a saúde públicas.

A posse foi bonita. O início está bom. Vamos na direção de valores mínimos civilizatórios.


*Presidente da FENASTC – Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil.

Imagem em Pixabay.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático