CPI das ONGs vai investigar repasses de recursos às organizações que atuam na Amazônia

translate

463db33a-7e73-409f-9c06-e4b814a98643

O Senado Federal aprovou a abertura na terça-feira, 04, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as Organizações Não Governamentais (ONGs) e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) que atuam na Amazônia. De autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), a comissão mira o repasse de recursos públicos e doações estrangeiras e a atuação de organizações de fachada.

De acordo com o requerimento apresentado pelo senador, existem denúncias de que o dinheiro não está chegando às comunidades ou aos projetos de preservação na região. “Não vamos demonizar nenhuma ONG. Não é esse o objetivo. Existem ONGs sérias, essas serão preservadas. Vamos investigar aquelas que são denunciadas, que pegam dinheiro lá fora e pegam dinheiro aqui dentro, não prestam conta e gastam entre si 85% do que é arrecadam e prestam um grande desserviço ao país, principalmente à Amazônia”, esclareceu o senador.

A comissão quer apurar os repasses de dinheiro público e as doações vindas do exterior, além de entender como foram gastos os recursos entre 2002 e janeiro de 2023. As organizações de fachada e sua intromissão no poder público a compra de terras pelas ONGs também serão investigadas.

Para o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder no governo no Congresso Nacional, a CPI não é necessária e considera que há outras pautas mais relevantes para o Legislativo dar atenção.

O colegiado será formado por 11 titulares e 7 suplentes que serão indicados pelos líderes partidários da Casa. A CPI das ONGs terá 130 dias para concluir as investigações.


Com informações da Agência Senado.

Foto: Adriano Gambarini

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático