Por EUGÊNIO BORTOLON*
Cozinha Comunitária Vidas de Luz perde ajuda da Prefeitura de Porto Alegre e pode fechar.
Doações privadas também diminuíram e não há condições de fornecer alimentos para as pessoas da região.
A situação da Cozinha Comunitária Vidas de Luz, na comunidade Chácara dos Bombeiros, na grande Partenon, vive situação dramática e está pedindo socorro para ajudar quem precisa se alimentar na região. Os voluntários não têm mais quase nada, não recebem ajuda. O local está correndo sérios riscos de fechar. Faltam recursos para comprar mantimentos. Pela falta de apoio público e privado, o número de marmitas distribuída todos os dias já caiu 40%, deixando muitas famílias, que eram alimentadas pela Vidas de Luz, sem ter o que saciar a sua fome. Uma situação triste e inaceitável.
A coordenadora Rosa Helena Cavalheiro Mendes está apavorada. “Sim, estamos em situação crítica, triste. “Estamos quase sem poder abrir. As doações da Prefeitura de Porto Alegre foram canceladas, não vêm mais nada. “Recebemos algumas doações em dinheiro e podemos, eventualmente, comprar alguns alimentos para fazer e distribuir algumas marmitas”, diz.
Rosa faz apelo a todos, amigos, amigas, população em geral, para que ajudem Vidas de Luz a sobreviver e continuar realizando a sua missão – a de alimentar idosos sem fonte de renda para que tenham uma vida digna, os homens e mulheres que perderam seus empregos e às pessoas que se recuperam de alguma doença e de inválidos, impedidos de trabalhar. “Vocês podem se perguntar se todo este pessoal não recebe alguma ajuda governo. Alguns sim, outros não. E o que recebem é insuficiente para manter suas famílias, mal dá para algumas despesas básicas”, conta ela, chorando.
A coordenador apela para que as pessoas doem mantimentos não perecíveis e dinheiro, por menor que seja o valor. “Toda doação é válida e ajuda a Cozinha Vidas de Luz a manter seu trabalho de doar alimentos ao pessoal da região. Se não puderem ajudar com algum tipo de doação, por favor, façam sua parte compartilhando este pedido com suas amigas e seus amigos”, pede ela.
Onde fica
Para quem não sabe, a Chácara dos Bombeiros é um enclave no bairro Partenon, na subida do Morro da Polícia, com recheio de moradores do Campo da Tuca, Morro da Cruz, e com uma população simples, cheia de pobreza e vivendo à margem de qualquer espécie de generosidade pública mais ampla. Alguma coisa até já foi feita, como a regularização de terrenos, entregas de títulos de posse de terrenos, mas vai ficando por aí. Questões como energia, luz, Internet, ônibus frequentes são quase inexistentes. Ou muito precárias. Água falta toda hora, até para fazer comida. Segundo Rosa, é doloroso morar por lá. Por isso, é preciso fazer ‘milagres’ diários para sair de casa, ir ao trabalho e retornar segura para o seu lar. Tudo é desgastante. Os ônibus para o transporte das pessoas são raros.
Rosa é dedicada ao pessoal da Chácara. Não precisava, mas decidiu fazer alguma coisa boa para a população daquela área praticamente abandonada. “Primeiro, ela fez uma cozinha familiar, atendendo 10 famílias, depois 35 famílias e foi avançando naquilo que chamava de trabalho social voluntário. Investia dinheiro próprio do seu trabalho profissional – era vendedora/responsável na negociação de produtos cosméticos de uma grande empresa – na compra de alimentos. Pedia ajuda, recebia apoio e foi expandindo a sua atuação, com apoio de senhoras e de jovens da área. Há 15 anos, no segundo governo Lula, se inseriu no Programa Fome Zero. Começou a receber ajuda, mas ainda limitada. “Foi uma boa saída, ganhamos fôlego”, recorda.
Eram bons tempos, mas agora voltou quase à estaca zero, sem quase nada, correndo o risco de fechar. Está abandonada à própria sorte, com a Prefeitura abandonando o barco da cozinha à própria sorte. “O nome Vidas de Luz nada tem a ver com igreja, não é religiosa, nem política. Reflete apenas nossa vocação social e de algumas pessoas da nossa comunidade. Precisamos levar luz, esperança e carinho para as pessoas. Daí o nome da nossa cozinha. Queremos conduzir estas pessoas para uma vida mais digna e humana”, diz.
Rosa tem 62 anos, conta que faz trabalho social e comunitário há 39 anos. Não consegue parar. Sempre está com a mão na massa, olhando para os lados e para a frente para ver quem necessita do seu apoio e estímulo na sua missão de dar comida a quem precisa de esperança para viver. Para ela, as pessoas devem comer todos os dias para serem saudáveis e não um estorvo para a sociedade. “A nossa Cozinha dá vida e esperança para a comunidade da Chácara dos Bombeiros.”
𝗣𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮𝗿 𝗮 𝗖𝗼𝘇𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗖𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝘁á𝗿𝗶𝗮 𝗩𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗟𝘂𝘇, com qualquer quantia, 𝗼 𝗣𝗜𝗫 é 𝟱𝟭 𝟵𝟴𝟰𝟴𝟬-𝟮𝟭𝟲𝟵.
Endereço para doação de mantimentos não perecíveis: Rua Chácara dos Bombeiros, 01.
*Eugênio Bortolon é Jornalista.
Foto de capa: Divulgação




