A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu derrubar o sigilo do cartão de vacinação de Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, 13. A partir desta decisão, o Ministério da Saúde pode divulgar os dados via Lei de Acesso à Informação.
Entretanto, a liberação não será imediata. A CGU determinou que se espera a conclusão da investigação sobre suposta inserção de dados falsos no sistema do Ministério da Saúde. A CGU apura se o registro de recebimento de uma dose da vacina Janssen, em 19 de julho de 2021, no cartão de Bolsonaro é verdadeira.
Apesar a possível aplicação de legislação sobre privacidade, “o acesso às informações que comprovam a autenticidade das declarações feitas voluntariamente pelo ex-Chefe de Estado, no que se refere ao seu status vacinal, possui interesse público geral e preponderante, pois influenciaram a política pública de imunização do Estado brasileiro durante a crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19.”, informou o órgão em nota.
Com informações da Controladoria-Geral da União.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.