BRASÍLIA JÁ: Mulheres Na Política: Há O Que Se Comemorar

translate

Cópia de Brasilia Já

Há 96 anos, em 1928, Alzira Soriano tornava-se a primeira mulher a exercer um cargo no poder Executivo na América Latina, ao se eleger prefeita do município de Lajes, no Rio Grande do Norte. Na época, um feito tão extraordinário que ela virou reportagem do jornal The New York Times. Hoje, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, é preciso avaliar até onde a sociedade avançou após o feito de Alzira.

Nas últimas eleições municipais, foram eleitas 658 mulheres prefeitas. O país tem mais de 5,5 mil municípios. No Congresso, a representação feminina corresponde somente a 18%. Há apenas uma mulher no Supremo Tribunal Federal, a ministra Cármen Lúcia. E, na sociedade brasileira, as mulheres são 55% da população. Ou seja, ainda há um longo caminho a se percorrer até que as mulheres atinjam na política, o nível de representação que merecem e que, de fato, represente a sociedade. É o tema do Brasília Já de hoje. Com Rudolfo Lago.

Confira o vídeo:

Você encontra o Brasília Já, com Alexandre Jardim e Rudolfo Lago, de segunda a sexta-feira, às 12h, aqui no site e em todos os canais da RED.

Foto: Agência Brasil

Receba as novidades no seu email

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático