Aliados de Jair Bolsonaro (PL) estão tensos com “pacotes de maldades” que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode aplicar contra eles. As informações são da coluna da Malu Gaspar no jornal O Globo.
De acordo com a coluna, os bolsonaristas acreditam que o levantamento de sigilo de informações podem levar a diversas investigações. Uma das consequências temidas é a perda do direito de disputas eleições.
Entre os sigilos que podem ser levantados estão os processos de aquisição da vacina indiana Covaxin e a lista de quem visitou a primeira-dama, Michele Bolsonaro. As investigações da Receita Federal contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e do Exército contra o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, também podem vir à tona.
A coluna ainda informou que os aliados aconselharam o presidente Bolsonaro a “submergir” para evitar perseguição e apaziguar os ânimos.
Sobre a revogação dos decretos, foi anunciado ontem, 26, que oito decretos e uma portaria sobre armamentos são os primeiros da lista. Os textos, editados entre junho de 2019 e fevereiro de 2021, facilitam o registro, posse, porte e aquisição de armas e munições.
Durante a campanha, Lula anunciou que faria um revogaço imediato dos sigilos de 100 anos, mas foi aconselhado a desistir. Por sugestão do futuro ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho, as revogações serão feitas gradualmente para haver uma avaliação caso a caso e evitar erros.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.