Advogado confunde O Príncipe com O Pequeno Príncipe durante julgamento no STF

translate

henry-6

O advogado Hery Kattwinkel, que defendeu o réu Thiago de Assis Mathar durante o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira, 14, confundiu duas obras da literatura mundial bem diferentes uma da outra. Em seu discurso em que atacava a Corte, o advogado misturou O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, com O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

“Como diz O Pequeno Príncipe, os fins justificam os meios”, declarou Kattwinkel em sua argumentação durante o julgamento no STF. Em seguida, foi corrigido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação do 8 de janeiro.

“Realmente é muito triste (…) confundiu O Príncipe, de Maquiavel, com O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, que são obras que não têm absolutamente nada a ver”, comentou.

Lançado em 1532, durante o Renascimento, O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, é considerada uma obra clássica da política moderna e da filosofia. A obra trata da moralidade, da ética, da postura de líder e do sucesso do Estado. “Os fins justificam os meios” é uma frase usada para resumir uma das ideais de Maquiavel.

Já o livro O Pequeno Príncipe foi publicado bem mais tarde, em 1943. O clássico da literatura infantil de Antoine de Saint-Exupéry traz o encontro entre um piloto de avião que cai no deserto do Saara e um pequeno príncipe que viaja entre planetas. A narrativa delicada e profunda trata de temas da natureza humana. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” é uma das frases famosas do livro.

Nas redes sociais, a confusão virou motivo de piada e memes.

Em razão dos ataques que fez aos ministros, o advogado Hery Kattwinkel foi expulso do partido Solidariedade ao qual era afiliado. Seu cliente, Thiago Mattar foi enquadrado em cinco crimes e condenado a 14 de prisão por participar dos atos golpistas do dia 8 de janeiro.


Foto: Reprodução/YouTube.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático