Por ANGELO CAVALCANTE*
A ponte JK, aquela que liga, que linka o Tocantins, na cidade de Aguiarnópolis, ao Maranhão, na altura da cidade de Estreito, foi inaugurada na 2ª feira, 22/12/2025.
Em menos de um ano, a ponte, enfim, está pronta.
Todos lembramos do seu desabamento! Caminhões e carros menores despencaram de sua altura; pessoas, infelizmente, morreram, famílias desapareceram e todos ficamos tristes, chocados, impactados.
Nesse último ano, enquanto trabalhadores a erguiam, muita coisa aconteceu. E o trabalho seguia, continuava, avançava…
Vale recordar do efeito econômico e imediato e que representou seu desabamento.
Postos de gasolina de ambas as cidades viram, de pronto, sua movimentação cair para mais de sessenta por cento, afinal, o fluxo diário pôr sobre a ponte ultrapassava quinze mil veículos. Assim, pousadas, hotéis, restaurantes, lanchonetes, bares e dezenas de outros pequenos negócios, simples e tão somente desapareceram. Veio o desemprego, a desocupação, a falta de rendas; com isso, veio a migração, o custo, a falência.
Pois bem… Foi por ordem e determinação do próprio Presidente Lula que as obras de reconstrução fossem imediatamente iniciadas. Mais… O soerguimento da ponte não poderia ultrapassar um ano.
Dito e feito… Enquanto críticos e opositores sedentos de sangue e desgraças para seus discursos infames e feitos em vídeos sobre as ruínas e escombros da edificação e, claro, conferindo calúnias, mentiras e difamações de todos os tipos contra o governo da União, equipes de trabalho se revezavam em três/quatro turnos para refazer bases fundações e pilastras para a nova ponte.
Enquanto “os cães ladravam” a “carruagem do trabalho” passava…
Em prazo recorde, a ponte será entregue hoje, na antevéspera do Natal, do nascimento de Jesus, para toda a população local e para o Brasil.
Na verdade…
…Isso é uma ponte mas é bem mais que uma ponte… É a expressão do compromisso e da confiança pública e já realizada; é a legitimidade política e administrativa em objetiva concretude e é mais… É a prova e a comprovação de que boa gestão exige efetividade; administração séria não prescinde de factualidade e fato de governo faz e só faz sentido se expresso em políticas reais e que beneficiem TODOS e TODAS .
Na discrição, no silêncio e no trabalho feito e comprovado, o Governo do Presidente Lula se mostra orgulhoso e sincero para o povo, para o Brasil e para o futuro.
Vem… Passa! Aí está!
*Angelo Cavalcante é economista, professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Itumbiara.
E-mail : angelo.cavalcante@ueg.br
Foto de capa: Divulgação/DNIT




