2023 tem o maior número de desastres ambientais, com 1.161 ocorrências

translate

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), 2023 teve o maior número de ocorrências  de desastres socioambientais. Foram 1.161 eventos de origem hidrológica (716 registros) e geológica (445 casos).

Além do maior número de desastres, o Cemaden emitiu um total de 3.425 alertas para os municípios monitorados ao longo do ano passado, sendo o terceiro maior quantitativo de emissão de alertas de desastres desde a criação do Centro em 2011. Foram 1.813 registros hidrológicos e 1.612, geohidrológicos.

Segundo o órgão, as ocorrências se concentraram em capitais e regiões metropolitanas, sendo a maior parte localizada na faixa leste do país. Já o maior número de alertas no ano passado foi para Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, Vale do Itajaí, em Santa Catarina, com liderança de Petrópolis, que recebeu 61 alertas, seguido de São Paulo com 56, e Manaus 49.

O Cemaden explica que “as temperaturas mais quentes contribuem globalmente para a intensificação de chuvas e enxurradas, intensificação de ciclones extratropicais com potencial destrutivo, mortes e prejuízos econômicos”. Em 2023, a temperatura média global ficou 1.45 ºC acima dos níveis pré-industriais (1850-1900).


Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático