Proposta do mínimo regional avança na Assembleia do RS

translate

systemuploadsnews5f7753928b92b92f72a-700x460xfit-b9b19

Foi aprovado nesta terça-feira (24), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, o projeto de lei de reajuste do mínimo regional.

O PL 290/23 é de autoria do Executivo. O aumento previsto no texto, de 9%, prevê um piso que varia de R$ 1.573,89 a R$ 1.994,56, escalonado em cinco faixas salariais, conforme diferentes categorias de trabalhadores, e data base em 1º de maio de 2023.

O texto chegou à CCJ em julho e foi distribuído na comissão em agosto. Está com parecer favorável da relatora, a deputada Nadine Anflor (PSDB), desde 21 de setembro. Mas deixou de ser apreciado em uma das reuniões em função da ausência de quórum e, depois, foi alvo de dois pedidos de vista, dos deputados Marcus Vinícius (PP) e Cláudio Tatsch (PL). Hoje foi aprovado por unanimidade.

Na reunião do colegiado da semana passada, sindicalistas que acompanhavam os trabalhos fizeram duras críticas aos parlamentares, dizendo que protelavam a tramitação do texto dentro da Casa. A aprovação na comissão é uma etapa importante porque, sem passar por ela, as propostas que chegam ao Legislativo não conseguem avançar.

O projeto agora aguarda acordo dos líderes dos partidos para votação no Plenário da Assembleia.


 

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress

Gostou do Conteúdo?

Considere apoiar o trabalho da RED para que possamos continuar produzindo

Toda ajuda é bem vinda! Faça uma contribuição única ou doe um valor mensalmente

Informação, Análise e Diálogo no Campo Democrático

Faça Parte do Nosso Grupo de Whatsapp

Fique por dentro das notícias e do debate democrático